Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Sem categoria Gustavo

Saúde da pele em diferentes idades: cuidados para cada fase da vida

No decorrer do tempo, o nosso corpo vai passando por transformações, algo que faz parte do ciclo natural da vida. Em se tratando da nossa pele, por exemplo, há uma perda gradativa do colágeno e, consequentemente, da firmeza e da textura macia da derme.

Ter essa consciência permite que a gente possa atravessar as diferentes fases da vida de uma maneira mais leve. No entanto, vale ressaltar que, ao adotar uma rotina diária de cuidados com a pele, a tendência é que ela fique muito mais saudável e, é claro, bonita, mesmo quando você tiver algumas décadas de vida a mais.

É importante destacar que existem alguns cuidados comuns a todas as idades, além de hábitos de vida que devem ser incluídos ou banidos da nossa rotina — tudo isso também pode influenciar positiva ou negativamente. Assim, ter a pele dos sonhos acaba virando uma realidade, seja lá qual for a sua idade.

Cuidados básicos para todas as idades

Em relação aos cuidados com a pele, existem três práticas indispensáveis para toda e qualquer idade: lavagem, hidratação e fotoproteção. A escolha dos dermocosméticos para essas etapas deve sempre considerar o seu tipo de pele: seca, normal, mista ou oleosa.

A recomendação mais comum dada pelos dermatologistas é a de lavar o rosto duas vezes por dia, ao acordar e antes de ir dormir, e passar um creme hidratante em seguida. No caso do filtro solar, seu uso deve ser feito no período da manhã e à tarde, repassando ao longo do dia, se for necessário.

Há de se dizer que os nossos hábitos de vida também têm impacto sobre a nossa pele. Portanto, hidrate-se diariamente, bebendo ao menos 2 litros de água por dia; pratique exercícios físicos com regularidade; faça uma alimentação saudável e equilibrada; evite ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas e o tabaco.

Lembrando que o envelhecimento cutâneo é classificado intrínseco ou cronológico e extrínseco. O primeiro diz respeito tanto à carga genética de cada ser humano quanto às alterações metabólicas que acontecem com o passar do tempo. Já o segundo trata da interação da pele com o ambiente.

Isso significa que, apesar de cada pessoa ter em si um sequenciamento genético próprio, existe o fator externo que também pode ser usado em favor desse órgão que reveste o nosso corpo. A seguir, conheça alguns desses cuidados, considerando a faixa etária de cada grupo. Em caso de dúvida, procure um médico dermatologista.

Infância e adolescência

Durante a infância, fazer a limpeza diária não é tão urgente como na adolescência, que exige mais cuidados em razão das mudanças hormonais dessa época. O surgimento de cravos e espinhas, porém, pode gerar a necessidade de se usar loções secantes e produtos específicos para a pele acneica.

Dos 20 aos 30 anos

Essa é considerada a fase adulta-jovem, em que há um maior equilíbrio hormonal, sendo vista também como o momento de auge da juventude. O uso de sabonete, hidratante e protetor solar passa a ser obrigatório, considerando sempre o seu tipo de pele.

Dos 30 aos 40 anos

A partir dos 30, os níveis de colágeno na pele tendem a cair gradativamente. Por isso, produtos com ação antienvelhecimento podem ser necessários, a exemplo do ácido hialurônico e do retinol. A região dos olhos, pescoço e colo também devem ser devidamente cuidadas, usando hidratantes específicos para cada área.

Dos 40 aos 50 anos

Algumas mudanças significativas podem acontecer nessa fase — a pele pode se tornar mais seca e áspera, ao passo que as linhas de expressão e as rugas tendem a ficar mais aparentes. Agora é preciso investir em uma hidratação mais profunda, com ativos à base de antioxidantes e agentes firmadores.

Dos 50 anos em diante

A chegada dos 50 anos é marcada pelo fim da menopausa nas mulheres e pela aceleração do processo de envelhecimento. A pele tende a ficar mais sensível e fina do que era antes. Aqui, além de todos os cuidados já mencionados, é interessante adotar procedimentos complementares, como aplicação de botox e peeling.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.