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Dicas Thaís Correa

Remarketing vs. retargeting: qual a diferença?

O remarketing e retargeting podem até parecer sinônimos, mas são conceitos com significado diferentes e até mesmo atuações diferentes, ainda que tenham como foco o sucesso de uma marca.

Para entender melhor esses dois significados e saber seus benefícios quando aplicados dentro de uma campanha de marketing, é preciso conhecer mais sobre segmentação.

Isso porque esse ponto é o mais interessante dentro da atuação dessas duas estratégias dentro de ações em uma empresa de impermeabilização de estofados, e pode proporcionar à companhia melhores resultados e até mesmo economia.

Aliás, é possível utilizar as duas ações juntas, dentro de um mesmo planejamento, mesmo com essa potencialidade, é essencial conhecer os benefícios separadamente.

No artigo abaixo vamos entender um pouco mais sobre o que é remarketing e retargeting, sabendo diferenciar os conceitos tanto pelas suas característica quanto por seus benefícios, ajudando nas estratégias de marketing de um negócio de transporte expresso e logística.

Entenda o que é o remarketing

O remarketing é uma estratégia dentro do marketing digital que envolve um posicionamento da empresa em relação a uma potencial compra que não foi feita ou o consumo de um conteúdo que pode não ter sido completado, tudo isso por meio de e-mail marketing.

O intuito nesse sentido é engajar novamente pessoas que já se interessaram pelos produtos ou serviços da empresa, desde um lead até um consumidor da marca.

Entender essa ação se torna mais fácil quando lembramos de comuns abordagens de empresas de cortina de vidro área gourmet no momento em que interagimos dentro de uma página, visitando produtos e categorias, e saímos daquele lugar sem comprar.

Para a empresa, o fato do cliente já ter se interessado, estando de fato procurando ou até mesmo conhecendo aquilo que é oferecido já é um ponto bônus interessante.

Porém, com essa desistência, que pode ser compreendida por mecanismos da própria página, ou até mesmo da conta do usuário naquele site de vendas, fica claro que algo pode não ter agradado aquele consumidor, o que pode ser relacionado a:

  • Valores;
  • Contratempo;
  • Produtos que não cativaram;
  • Tamanhos e estilos ausentes;
  • Concorrentes mais atraentes;
  • Falta de descontos e vantagens.

Sendo assim, são muitas as possibilidades que podem vir a influenciar no momento em que uma pessoa navega em um site, decidindo então em para uma potencial compra.

É nesse momento que a empresa de impressora de crachá entra, por meio de tecnologias que indicam qual cliente está agindo daquela forma, e com isso, incentivando ele por e-mail.

O e-mail marketing é uma forma de comunicação baseada principalmente no imediatismo ou na novidade, sempre sendo um canal interessante de contato.

Visto que constantemente muitas pessoas estão de olho no endereço virtual de troca de mensagens.

Assim, é bem comum que haja uma comunicação a respeito de algo que não foi continuado por aquele potencial cliente, sugerindo uma volta, a utilização de um cupom de desconto e até mesmo um benefício do que aquela compra terá sendo utilizada.

O que é o retargeting?

Confundir remarketing com retargeting é algo comum, tendo em vista que dentro da ferramenta do Google voltada a anúncios e relacionamento com o cliente, essas duas palavras se igualam, ainda que de fato tenham significados diferentes.

Se pelo remarketing a principal estratégia é resgatar um lead ou cliente que ainda não concluiu uma compra dentro de um site, utilizando o e-mail, no retargeting a estratégia utiliza anúncios dentro de sites para fazer com que o lead retorne a uma página.

Entender isso fica mais fácil quando lembramos de sites em que entramos, chegando inclusive a ver produtos ou um serviço de reforma, mas logo saímos dali.

Quase que instantaneamente, dentro de uma outra página, é possível ver referências nos espaços dos anúncios ao que de fato consumimos de conteúdo na página anterior.

Isso não acontece por acaso, mas sim por meio de mecanismos dentro de sites chamados cookies, que entendem as preferências em relação à usabilidade na página, e passam isso para uma ferramenta de otimização, como o caso do Google Ads.

Por ali, é possível enviar anúncios segmentados, ou seja, para as pessoas certas, que poderão de fato ter algum tipo de ação, seguindo interessadas.

Todavia, para que tudo isso possa funcionar da maneira correta, é preciso que a página da empresa de limpeza de colchão box se atente a submeter as configurações necessárias dentro do seu site, retendo as informações de clientes a partir de uma autorização.

Esse aceite por parte do próprio usuário acontece desde pouco tempo atrás, tendo em vista que leis e decretos, tanto nacionais quanto mundiais se referem de forma cautelosa ao recolhimento de dados sem nenhum tipo de aviso prévio da empresa.

Assim, entendemos que retargeting nada mais é do que fazer com que uma pessoa entre novamente na página em que acessou, podendo prosseguir com uma possível compra.

Lembrando que tanto o remarketing quanto o remarketing utilizam ações de marketing de forma diferenciadas, para impulsionar as oportunidades de um possível cliente estar em uma situação adequada de consumo, entendendo e tendo uma relação com a marca.

Dessa forma, podemos dizer que as ações se baseiam em objetivos muito mais estratégicos, antes mesmo de uma venda, do que em uma forma comercial.

Os benefícios de utilizar dessas estratégias

Abaixo, vamos entender algumas das principais vantagens de utilizar cada uma dessas estratégias, algo que pode ser interessante para sua empresa de totem publicidade entender aquela que melhor se encaixa para uma situação e ideia de estratégia.

Também é interessante pontuar que as duas podem ser utilizadas juntas, se bem colocadas, planejadas e especialmente segmentadas com o público certo da empresa.

Remarketing

O remarketing trabalha para incentivar potenciais compradores dentro das páginas de uma empresa, principalmente, em meio a uma loja de compras virtual.

Tendo em vista que é possível saber quando um lead saiu ou não do carrinho e quantos produtos colocou.

Dessa forma, fica fácil entendermos que uma das principais vantagens que essa estratégia agrega às empresas é justamente o aumento das compras e da rentabilidades.

Afinal, quando coloca a pauta do abandono logo na parte do carrinho, é bem possível que haja uma porcentagem considerável, um problema sempre visto como empecilho por empresas, mostrando que o cliente desiste por algum motivo.

Outro ponto interessante, nem sempre alinhado a um retorno imediato do carrinho, é uma maneira de fazer com que haja uma compra em meio a uma situação promocional.

Por exemplo, os anúncios em um e-mail marketing que mostram condições especiais de compras, principalmente de produtos que já foram vistos pelos leads, acabam sendo melhor vistos por eles, principalmente, quando existe uma diminuição do valor original.

Por fim, é possível indicar como uma boa vantagem do remarketing a forma como um relacionamento com o cliente pode ser bem trabalhado, ainda mais porque, pelo e-mail, existe uma conexão direta com as novidades da empresa, como novos produtos.

Retargeting

Ainda que existam diferenças entre remarketing e o retargeting, é possível dizer que ambos trabalham de forma interessante em prol de vendas em uma loja de cadeira de jantar.

Por exemplo, com os anúncios que aparecem constantemente em páginas na internet, uma pessoa que teve um desejo há um tempo atrás em comprar uma roupa pode ver aquela peça novamente, e quem sabe, reconsiderar a possível aquisição.

Isso torna as possibilidades de compra cada vez maiores para o negócio, é sem dúvida, refletem na quantidade de vendas fechadas em meio a isso.

A visibilidade em anúncios também é vista como uma forma de trabalhar o branding e a imagem da empresa, principalmente, se existem campanhas a serem veiculadas dentro desses espaços de comunicação, como um lembrete ao cliente.

Outra importante vantagem dentro do retargeting é a possibilidade de usar essa estratégia em espaços que vão além dos sites, como é o caso das redes sociais.

Isso porque esses canais também possuem processos e ferramentas de otimização, que garantem campanhas de comunicação que remetem o marca e a visita de um site a partir de algum interesse, principalmente em relação ao segmento.

Considerações finais

Portanto, com a internet e seus mecanismos digitais, o cliente hoje consegue ser ao máximo decifrável pelas equipes responsáveis pelo marketing de uma empresa, tornando os processos e estratégias de vendas cada vez mais inteligentes.

Com o remarketing e o retargeting, então, fica mais possível aumentar a incidência das vendas e otimizar os processos de retorno e fidelização do cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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