Guest Post Bruna Farias
Redes sociais: Como utilizar para alavancar as vendas
As redes sociais são utilizadas pela maioria da população, por isso, tornou-se uma das ferramentas mais poderosas para o marketing de empresas, sejam do mercado industrial como fornecedores de válvula de retenção, a start ups fabricantes de pote biodegradável.
Com o avanço da tecnologia, a necessidade de agilidade e imediatismo, as redes sociais se tornaram o melhor caminho para compra e venda. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como utilizar as redes sociais para alavancar as vendas de sua empresa. Acompanhe.
Quais as melhores redes sociais para venda?
Atualmente, há diversas redes sociais ativas na internet e pode-se dizer que qualquer uma delas é capaz de vender uma marca ou um produto com eficiência. Mas algumas redes sociais são mais estruturadas para este fim e acabam se popularizando, é o caso do Facebook, Instagram e Youtube.
Através destas redes sociais é possível elaborar diversas estratégias para venda com anúncios segmentados para clientes específicos. No facebook por exemplo é possível impulsionar anúncios de forma paga através do Facebook Ads.
Independente da rede utilizada, todas elas permitem interação com o cliente, o que é fundamental para conquistar o público e entender suas reais necessidades.
Como utilizar as redes sociais para venda?
O comportamento do consumidor mudou com o passar do tempo. Por isso, as empresas que acompanham o mercado também precisaram mudar. Durante muito tempo, as empresas investem em publicidade através de eventos, montando sua estrutura com display expositor e outras peças de comunicação visual.
Mas atualmente, há a necessidade de investir também no marketing digital e para isso, utilizar as redes sociais é essencial. E qual o modo adequado de utilizar as redes sociais para venda?
Conteúdo relevante: a criação de um conteúdo relevante é essencial, afinal, o que não falta na internet são milhares de conteúdos sobre o mesmo assunto. Portanto, para se destacar é importante apresentar um conteúdo exclusivo e informativo. Isso mostra a autoridade da empresa sobre o assunto.
Identidade visual: a identidade visual de uma empresa ajuda em sua identificação nas redes. Postagens com a logomarca da empresa, imagens de impacto relacionadas ao produto, chamam a atenção do cliente. Imagens personalizadas bem feitas com um conteúdo relevante é capaz de conquistar o consumidor.
Frequência de publicação: montar um cronograma para publicações mensais e frequentes é importante. Desta forma, o consumidor que segue a página consegue acompanhar as datas e horários de publicação para ficar sempre a par das novidades. O ideal é montar um calendário editorial;
Ferramentas de gestão de mídia: utilizar as ferramentas para gestão de redes sociais é indispensável para monitorar e ter noção dos resultados alcançados por meio das redes sociais. Estas ferramentas também ajudam a manter contato com o público, saber como estão interagindo com a página, o que estão comentando, número de compartilhamentos etc. Algumas muito utilizadas são Hootsuite, Scup e SocialOomph.
E-commerce nas redes sociais: incorporar o e-commerce nas redes sociais é uma excelente forma de fazer vendas. Incorporando o comércio eletrônico dentro das redes sociais é possível realizar vendas diretamente com o consumidor;
Interação com o público: interagir com o público garante a aproximação da empresa com o consumidor. A interação deve ser constante e dinâmica. Separar algumas horas do dia para responder comentários e mensagens privadas é muito importante. A interação também pode ser feita de outras formas, como por exemplo, através de enquetes que o Instagram disponibiliza nos stories.