Guest Post Bruna Farias
Por que criar um blog?
Você é um empreendedor e imagina que os blogs não são mais usados e não têm relevância para o setor corporativo? Isso por vezes é um pensamento comum, mas na verdade o blog é uma excelente ferramenta para marketing empresarial.
Sendo utilizado constantemente por empresas de vários segmentos, é uma excelente solução para levar os clientes a um ambiente mais íntimo, onde ele ficará exposto não só ao produto, como também informações relevantes e curiosidades que possam ser decisivas para a venda.
Mas como criar um blog, como é possível apresentar um ambiente propício ao cliente e como isso vai ajudar na promoção de sua empresa? Isso são perguntas que serão respondidas a seguir, siga conosco.
Blog empresarial e a estratégia SEO
As estratégias SEO fazem parte do marketing de internet, onde sua função é criar uma relevância entre o produto ou serviço de uma empresa e o Google, com produção de textos persuasivos e formatações que utilizam palavras-chaves em sua composição.
Suponhamos que você tenha uma empresa que vende caldeirão industrial, isso por si só já é uma palavra-chave. Mas quanto mais repetições e conteúdo relevante sobre essa palavra-chave for vinculado ao nome da empresa, mais o Google apresenta como relevante sobre o assunto aos clientes em potencial que buscam pela internet.
Além do mais os blogs dispõe do CMS (Content management system), ou sistema de gerenciamento de conteúdo, que disponibiliza ferramentas de fácil manuseio, para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo, sem a necessidade de um conhecimento profundo em HTML.
Assim você pode apresentar diversos produtos e serviços, como por exemplo, as vantagens de aplicar piso epóxi autonivelante na empresa, com a possibilidade de anexar vídeos atrelados ao Youtube, com explicações sobre o processo de fabricação e aplicação, criando relevância sobre o produto e levando informações importantes aos seus clientes.
Confira 4 dicas para criar um Blog empresarial
- Escolha um nome relevante: o nome tem que estar totalmente atrelado com sua empresa e seu segmento. De preferência que seja um padrão, juntamente com seu site, rede social, ou similares.
- Utilize as palavras-chaves: como mencionado, não deixe de aproveitar a relevância das palavras-chaves. Logo, se você vende argamassa baritada, por exemplo, procure atrelar esse nome com sua empresa, com textos atrativos e relevantes.
- Valorize sua marca: Na criação de um blog empresarial, capriche na exposição de sua marca. Lembre-se que esse é um ambiente mais íntimo entre sua empresa e o cliente, então valorize sua bandeira ao cliente.
- Atualize constantemente: Não basta apenas ter um blog, é necessário criar relevância e movimentação. Para isso, faça atualizações constantes e compartilhe em suas demais formas de mídia. Isso é uma excelente dica para levar os clientes ao seu blog e gerar relevância de seus produtos e de sua marca no Google.
Como visto, a criação de blog para sua empresa é fundamental. Gostou dessas dicas? Então apresente aos responsáveis pelo marketing empresarial de sua empresa. Escolha uma plataforma para criação de um blog e inicie a construção de um novo canal para contato entre sua empresa e o público-alvo.
Conteúdo produzido pela equipe do Marketing Para Indústria