Marketing Digital Bruna Farias
Marketing Digital para Aromaterapia: 7 dicas para vender mais
A venda de produtos de aromaterapia vem crescendo e criando uma forma para as pessoas venderem óleos essenciais. Os clientes veem os óleos essenciais como uma forma natural de lidar com o estresse, melhorar o humor, aliviar a dor, cuidar do cabelo e do corpo, limpar quase tudo e até mesmo repelir insetos. Com milhares de usos, não é de se admirar que as vendas estejam disparando.
É aí que entra o marketing digital. Usar o marketing digital na venda de produtos de aromaterapia dá a você o maior retorno pelo seu tempo e energia. As ferramentas em seu arsenal incluem seu site, propriedades de mídia social, otimização de mecanismo de pesquisa, e-mail, pagamento por clique e postagem de convidado.
Marketing Digital para Aromaterapia: 7 dicas para vender mais
1. Selecione um nicho e conheça os produtos
Existem literalmente milhares de utilizações para produtos de aromaterapia e dezenas de óleos essenciais e misturas. Se você tentar vender tudo, não venderá muito de nada.
Escolha um nicho específico e se torne um especialista. Pode ser o uso de óleos essenciais em casa, cuidados com a pele, analgésicos ou desempenho atlético. Escolha a área que lhe interessa e vá fundo.
2. Torne-se um especialista em clientes em potencial
Descubra quem são os compradores em seu nicho. Pense em seus problemas e desejos. O que os faria comprar? Quais informações eles precisam? Em seguida, pense onde eles gastam seu tempo e que mídia usam.
Recomendamos que você crie uma planilha que descreva todas essas coisas e, em seguida, combine-as com os produtos. Adicione a sua planilha ao longo do tempo conforme você aprende mais sobre os clientes e pensa em novos insights para alcançá-los e motivá-los.
3. Crie temas de campanha
Tenha ideias para criar uma promoção, mensagens e materiais. Se o seu nicho for limpar, um tema pode ser “se preparando para a primavera”, ou “preparando sua casa para as férias” ou “mantendo-a limpa com as crianças em casa para o verão”.
Esses temas o ajudarão a escolher produtos a serem promovidos, identificar quais tipos de informação as pessoas podem buscar online, dar ideias onde colocar suas mensagens e que tipo de conteúdo criar.
4. Planeje seu sucesso
É preciso mais do que esforço para ganhar dinheiro vendendo produtos de aromaterapia. Você precisa de um plano. Obtenha um calendário e um espaço para temas para cada mês ou mesmo para cada semana.
Decida o que você precisa fazer para traduzir esses temas em campanhas que geram leads e estimulem as vendas. Entre em detalhes nos primeiros três meses e, em seguida, desenhe no restante do ano.
À medida que avança e aprende, você pode adicionar detalhes para ter sempre um caminho claro para os próximos três meses e uma ideia geral de para onde você está indo durante o ano. Estabeleça metas para mantê-lo focado e ajudá-lo a enfrentar distrações, contratempos e procrastinação. Comprometa-se e seja consistente.
5. Crie um site
Seu site é a base de seus esforços de marketing digital. É o destino de todo o seu tráfego da web e sua ferramenta para converter aqueles que estão interessados em compradores. Use para mostrar sua experiência.
Algumas empresas concordam com você promovendo produtos em seu próprio site. Outros restringem isso. Você pode trabalhar de qualquer maneira. Uma solução fácil é usar seu site para sua marca pessoal e conteúdo e, em seguida, criar um link para o site da empresa para o catálogo de produtos e vendas.
Quase todas as empresas de hospedagem oferecem construtores de sites do tipo “faça você mesmo”. Você pode se preparar em menos de uma hora e executar seu site sem ser um geek de tecnologia.
6. Promova nas redes sociais
Depois que seu site for localizável, você precisará direcionar o tráfego para ele. Abra uma conta de mídia social no Facebook, Twitter, Pinterest ou Instagram. Resista à tentação de tentar fazer todos eles.
Escolha aquele com o qual você se sente mais confortável e se destaque antes de começar. Você tem que ser social, realmente se envolver na conversa e convidar as pessoas a interagir. Não empurre o produto. Ofereça dicas e ideias úteis.
Muitas propriedades de mídia social exigem que você anuncie para que seu conteúdo seja visto. Você sabia que apenas 2% dos seus seguidores vêem sua postagem média? Isso é chamado de “alcance orgânico” e basicamente não existe.
7. Use outras ferramentas de marketing digital
A mídia social recebe muita atenção, mas não é a única maneira de vender óleos essenciais online. Você pode veicular anúncios nas redes sociais ou comprar anúncios pay-per-click no Google.
Você pode enviar e-mail às pessoas com dicas ou um boletim informativo. Escrever posts de visitantes em sites relevantes é outra maneira de divulgar seu nome, estabelecer experiência e criar um link para seu site de venda de óleos essenciais.
Por fim…
Sim – os métodos antigos ainda funcionam, mas dão muito trabalho. E seus resultados são limitados por seu tempo e energia. Usar o marketing digital para ganhar dinheiro vendendo produtos de aromaterapia faz um uso exponencialmente melhor de seu tempo e energia, gerando lucros exponencialmente maiores.