Guest Post Gustavo
Hospital das Clínicas de SP é eleita a melhor instituição pública do Brasil
Confira como o HC foi classificado como a melhor instituição médica pública do país — pelo terceiro ano consecutivo
O Brasil é referência mundial quando o assunto é oferecer saúde à sua população de forma gratuita e pública. Isso está fazendo com que reconhecimentos internacionais apareçam, atestando a qualidade dos serviços prestados no país.
Existem diversas unidades hospitalares ao redor do Brasil que se destacam dentro desse segmento. Um dos principais exemplos é o Hospital das Clínicas de São Paulo, considerado, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor instituição pública do Brasil.
Isso faz com que os atendimentos sejam de ponta e que novos funcionários busquem a unidade para prestarem serviços e realizar residências — o que inclui os estudantes de Medicina de todo o país. Essa busca por ingressar nas melhores instituições médicas pode ser evidenciada ano após ano.
Quer entender um pouco mais sobre como o Hospital das Clínicas de São Paulo foi considerado a melhor instituição médica pública do país e até mesmo conhecer um pouco mais sobre a sua história? Então você está lendo o artigo certo! Continue até o final para descobrir tudo!
Qual a história do Hospital das Clínicas de São Paulo?
O Hospital das Clínicas de São Paulo foi inaugurado no ano de 1944, mais especificamente no dia 19 de abril. O seu complexo foi idealizado pelo governo do estado, sendo associado à Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP).
Ou seja, além de prestar serviços para a população, o HC — como é rotineiramente chamado — também possui enorme ênfase na pesquisa acadêmica, servindo como referência para jovens médicos que buscam a instituição para realizar as concorridas residências.
Atualmente, possui mais de 2.400 leitos, realizando atividades médicas diversas, desde exames rotineiros até cirurgias complexas. Para somar, o hospital também conta com os seguintes institutos:
- Instituto Central (ICHC);
- Prédio dos Ambulatórios (PAMB);
- Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT);
- Instituto de Psiquiatria (IPq);
- Instituto da Criança (ICr);
- Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP);
- Instituto do Coração (InCor);
- Instituto de Radiologia (InRad);
- Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA);
- Hospital Auxiliar de Suzano (HAS).
Como o HC foi considerado a melhor instituição pública do país?
Todos os anos a renomada revista norte-americana Newsweek divulga um ranking com os melhores hospitais do mundo — no ano de 2022, foram incluídas 2.200 instituições de 27 países.
Denominado World’s Best Hospitals 2022, o ranking tem embasamento em diversos critérios, como: alcance à população, diversidade de serviços prestados, tempo total no atendimento, e muito mais. Na última edição divulgada, o Hospital das Clínicas de São Paulo aparece como o líder entre as instituições públicas do país.
No ranking geral brasileiro, que inclui os privados, o HC ficou em 8º, como seus antecessores aparecem: Hospital Israelita Albert Einstein; Hospital Sírio Libanês; Hospital Moinhos do Vento; Hospital Santa Catarina; Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Hospital Mãe de Deus e o Centro Médico de Campinas.
Outros dados importantes revelados pelo relatório são a posição das especialidades dentro do aspecto mundial. Alguns destaques do HC foram: 22º em Neurologia; 38º em Cirurgia Cardíaca; 73º em Neurocirurgia, 24º em Cardiologia; 99º em Oncologia e 52º em Ortopedia.
“É uma honra estar entre os melhores hospitais do país e o melhor na rede pública, especialmente depois de anos tão desafiadores como os últimos, na qual fomos referência no atendimento de casos graves de covid-19. Ter o HC pelo terceiro ano consecutivo nesta lista nos orgulha e também nos motiva a continuar realizando um trabalho de excelência para a população assistida pelo SUS, que pôde contar com a resiliência e total dedicação dos nossos profissionais, a quem também estendo meu agradecimento e admiração.” revelou Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, diretora clínica do Hospital das Clínicas.
Seja o primeiro a comentar!