Dicas Guest Post Marketing Digital Bruna Farias
Entenda os benefícios do moodboard e o que é
Amplamente utilizado no setor de design, os beneficios do moodboard, ou quadro de humor, estão sendo encontrados também em outros setores, como no marketing digital.
A ideia principal da aplicação de um mood board é criar a representação visual dos sonhos, objetivos e aspirações e, ao ter isso de uma maneira visual, provoca o anseio em focar no trabalho, mostrando que qualquer pessoa é capaz de alcançar as metas traçadas.
Assim, agências de comunicação e publicidade, que trabalham com a criatividade, passaram a ver valor da criação de mood boards para os clientes, materializando a identidade e as propostas para a marca ao torná-la mais visual.
Enfim, um mood board é uma ferramenta visual que ajuda a estabelecer uma visão, ou uma abordagem para um conceito, campanha ou redesenho da publicidade e do marketing em geral.
Muitas vezes apresentado como uma colagem, ou mesmo um storyboard, um mood board reúne uma série de elementos visuais que seja ajudam a estabelecer a proposta e elementos que tendem representar uma marca, como:
- Aplicativos em diferentes canais e mídias
- Estilos de fotografia e ilustrações;
- Exemplos de layout;
- Manchetes chamativas;
- Paletas de cores;
- Tipografia e fontes.
Em outros tempos, os mood boards costumavam ser feitos, principalmente, em pranchas de espuma, como uso de cola, tinta spray e recortes de revistas.
Com as facilidades que a tecnologia proporciona, há várias ferramentas digitais que permitem a construção de um mood board, permitindo resultados muito mais profissionais, desde que a manutenção de nobreaks esteja em dia, bem como uma melhor colaboração dos profissionais.
Os benefícios do mood board na publicidade
Criar um quadro de humor, ou mood board, no início de um projeto, pode reduzir os custos direcionados para as campanhas e definição da identidade.
Isso é muito vantajoso para a aprovação da atividade e a flexibilização do orçamento, que podem ser apertados.
Ao ajudar todos os envolvidos em um planejamento de publicidade de uma empresa, a concordarem com a aparência, a sensação e o conceito desde o início, deve haver menos mudanças de design e produção demorada enquanto o projeto estiver em andamento, otimizando a entrega.
Além disso, o mood board pode fornecer direção e visão para projetos adicionais, ajudando a equipe a manter uma aparência consistente e, consequentemente, uma marca mais impactante em todas as campanhas que estão por vir.
Embora muitas vezes haja a tentação de pular para a fase de design de um projeto, reservar um tempo para montar um mood board pode economizar tempo e esforço, garantindo que a campanha de marketing atinja todos os objetivos.
Os objetivos de um quadro de humor
Mood boards, esses quadros de humor que tomam conta, cada vez mais, de espaços que se propõem além do mundo do design, podem servir a muitos propósitos, começando com a organização da inspiração em torno de um projeto.
Eles podem ser um recurso valioso em todo o projeto de design, e assim ajudar a manter um estilo único, em conjunto com a estética consistente, alinhados aos objetivos e expectativas de um cliente.
Aqui também vale ressaltar, dentre os benefícios do mood board envolto no setor de marketing, que eles podem refinar o estilo de um projeto, antes mesmo de se aprofundar no processo real de design de uma propaganda, ou uma campanha publicitária completa.
Eles são um investimento muito menor do que maquetes e protótipos, em termos de recursos e tempo, e assim podem transmitir muito sobre a aparência do design final.
Os quadros de humos também são uma excelente maneira de transmitir ideias de design aos clientes, seja para quem trabalha com decoração apartamento e designer de interiores, bem como nas ações de marketing e publicidade de um modo geral.
Quando um web designer diz “minimalista”, ou cita fontes desconhecidas para pessoas leigas, ou tratam o realismo como algo corriqueiro, muitos clientes ficam sem entender, e não tem noção do que esses termos significam na prática para seu projeto.
No entanto, se mostrar a esses clientes um mood board que incorpore esses elementos, imediatamente eles passam a entender e podem expressar se estão de acordo ou não com as ideias apresentadas.
Dessa forma, os mood boards também garantem que as equipes em torno de uma campanha de marketing estejam todas na mesma sintonia quando precisam trabalhar em um projeto de forma conjunta.
A ideia minimalista de um designer pode ser muito mais maximalista quando comparada aos pensamentos de um colega de trabalho que está relacionado à produção de textos criativos, ou em relação às mídias que devem ser incorporadas ao projeto.
O que incluir em um mood board
Cada quadro de humor é diferente, e o que um designer escolhe incluir varia de acordo com o projeto que está em desenvolvimento.
Um mood board de marca de seguro de carros valor, pela visão de marketing, pode incluir muito mais elementos do que um para um design de pacote, ou a criação de um site. Por isso é importante alinhar as equipes.
O importante é incluir quantos elementos forem necessários, e assim transmitir a aparência do design que está sendo criado.
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Imagens
Pode-se incluir diversas imagens, seja da marca, de uma fonte, inspirações de outras marcas, fotos dos produtos, ou mesmo ilustrações encontradas em redes sociais e outros sites de compartilhamento para definir as estruturas e representações pensadas.
Até mesmo logos são importantes em um mood board.
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Cores
A incorporação da paleta de cores do design é uma parte importante da maioria dos mood boards, e pode ser incluída como amostras, ou então incorporados às imagens e outros elementos de design.
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Metáforas visuais
As metáforas visuais são uma parte importante da publicidade e de marcas modernas, e podem ser incluídas, quando apropriado.
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Palavras
As palavras que se ligam à marca ou as mensagens que devem ser transmitidas podem ser uma parte importante de qualquer quadro de humor, definindo mais da personalidade que se pretende alcançar.
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Fontes
Os designers devem incluir fontes específicas, ou pelo menos estilos de fonte gerais, que podem ser encontradas nos diferentes softwares utilizados de forma geral.
Isso voltado para os mood boards de design em que o texto seja proeminente e tenha destaque.
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Texturas
Quaisquer que sejam as texturas ou padrões que um design irá incorporar devem ser incluídos no mood board.
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Explicações
Conforme a necessidade se apresenta, as explicações para os elementos incluídos no quadro de humor podem adicionar contexto e facilitar a visualização de como todas as diferentes partes funcionarão juntas no design final.
Razões de uso do mood board no marketing
Os mood boards são uma forma mais fácil do cliente visualizar os estilos aplicados em um site, ou em uma campanha publicitária, e como cada elemento projetado pode gerar emoções diferentes.
De uma forma imediata, um quadro de humor impulsiona a criatividade, pois há a chance de incluir elementos de design que agregam valor aos objetivos traçados.
Isso permite fazer uma pesquisa de mercado e determinar quais estilos fazem sentido para cada cliente, em específico, e o setor ao qual deve ser aplicado e alinhado.
Além disso, permite maior colaboração do cliente, pois é possível determinar elementos que podem refletir junto ao público, como as cores empregadas e as imagens que fazem mais sentido ao consumidor final.
A apresentação de mood board é um momento em que se pode experimentar e observar o que funciona melhor, antes que seja tarde demais para arrependimentos.
Os clientes das agências de publicidade podem fazer parte das decisões, o que demonstra um esforço em equipe, direcionado com os anseios e desejos daqueles que mais estão interessados em uma campanha que realmente funcione.
Ao envolver o cliente, como uma loja de assistência técnica que presta serviço de manutenção em notebook, por exemplo, desde o início do processo, antes que os elementos de design sejam definidos, ajuda todo o projeto a avançar com mais facilidade.
Os mood boards ajudam a evitar surpresas por parte dos clientes, pois eles estão totalmente cientes quanto às decisões de design antes de ver o produto final.
Considerações sobre aplicação de mood boards
De uma maneira ou de outra, a criação de mood boards digitais ou físicos são um passo importante quanto ao desenvolvimento de um estilo de design para qualquer projeto ou planejamento de uma campanha de marketing.
Passar tempo suficiente na fase de mood board pode resultar em um projeto que funciona de forma mais suave, sem grandes atritos ao longo do tempo. Isso porque segue uma linha que está em discussão desde o princípio e que já foi aprovada previamente.
Um dos grandes benefícios do moodboard é que não existem regras definitivas, ou seja, aquelas que ditam o que um quadro de humor de uma fábrica de filtros a vácuo deve incluir ou como deve ser.
Isso proporciona aos designers uma ampla margem de liberdade criativa durante essa fase, que pode diminuir em fases posteriores, de acordo com o projeto.
Conclusão
Dados os benefícios do mood board, faz sentido que os designers e os profissionais da área de publicidade o incorporem nos projetos, desde uma simples atualização de um site corporativo até um conceito completo de fortalecimento da marca de uma empresa.
Por fim, é importante destacar que uma empresa, por meio da marca, dos produtos e serviços que disponibilizam ao mercado consumidor, evoluem com o tempo.
As necessidades e desejos do consumidor também se alteram, e por isso os mood boards podem ajudar a olhar para a marca de camara fria para cerveja, por exemplo, e se certificar de que estão se comunicando de forma eficaz, tanto interna como externamente, ou identificando melhorias possíveis.
O que ressoa como uma persona de comprador pode ser completamente errado para outra. É por isso que o mood board é essencial para o posicionamento da marca.
E com isso se garante que a empresa está falando com as pessoas certas, da maneira mais adequada possível.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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