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Dicas Guest Post Bruna Farias

E – commerce: Saiba como agregar valor ao seu negócio com brindes

 

O sucesso do comércio digital também é responsável pela competitividade do mercado, assim o uso de estratégias como os brindes no e-commerce tem ganhado tanta força.

O comércio digital é um setor que tem crescido exponencialmente, movimentando milhões de reais no Brasil e no mundo. Por isso é um ramo visado e cobiçado por milhares de empresários e negócios. 

Isso porque, cada vez mais empresas têm percebido que para aumentar o número de vendas do negócio online, o investimento na fidelização dos consumidores pode ser tão importante, quanto com a captação de novos leads ou a conversão de compradores.

Neste cenário, a construção de uma experiência de compra diferenciada se torna uma das maneiras de se diferenciar a sua marca dos demais competidores, melhorando a reputação da empresa, provocando o encantamento nos consumidores e garantindo mais vendas.

Por isso, tanto os profissionais no meio quanto os cursos de gestão comercial ead, insistem na indispensabilidade de ações que promovam a satisfação dos clientes, como a inovação dos processos ou a distribuição de agrados por meio de brindes exclusivos.

Vantagens de investir no comércio digital

O desenvolvimento tecnológico tem viabilizado uma transformação de todos os setores da sociedade, facilitando os processos do dia a dia e transformando o modo como lidamos com diversos aspectos da rotina, como o consumo e a relação comercial com as empresas.

Neste contexto, o investimento na abertura de lojas virtuais deixou de ser um diferencial e se converteu em uma necessidade para a sobrevivência dos negócios. 

Afinal, desta forma, a gestão de marketing e vendas é capaz de compreender melhor os clientes e oferecer serviços e produtos mais personalizados.

Entretanto, além disso, o e-commerce tem proporcionado aos empresários benefícios e vantagens que afetam todos os setores da companhia, como:

  • Maior facilidade na criação de anúncios;
  • Economia na promoção da marca;
  • Precisão nos resultados de ações estratégicas;
  • Monitoração em tempo real dos consumidores;
  • Funcionamento 24h;
  • Independência do limite geográfico.

No entanto, para que esse tipo de investimento tenha sucesso, é fundamental considerar que com as vendas virtuais, o número de competidores também superará o limite regional. 

Por isso, a realização de um curso gestão de marketing e vendas ou administração de e-commerce pode ser uma boa forma de se preparar e ganhar uma vantagem competitiva relevante.

Como se diferenciar dos demais concorrentes

De acordo com informações divulgadas pela ABComm, desde o inicio do período pandêmico, o comércio eletrônico sofreu um aumento de mais de 135 mil novas lojas virtuais. 

Isso sem contar com o crescimento progressivo que já estava se estabelecendo antes da crise sanitária.

Assim, inevitavelmente, o cenário se torna muito mais competitivo e exige que os empresários invistam nos conhecimentos acerca da gestão comercial e marketing ead, para a realização de ações que promovam diferenciais atraentes para o público.

Entre essas ações, pode-se focar na integração de diversos canais de comunicação – o que torna o atendimento online e off line mais completo e satisfatório – como o CRM – e, principalmente, no aprimoramento da experiência do cliente.

Isso porque, as pessoas que consomem por e-commerce estão investindo na experiência com a marca, tanto quanto na aquisição de um produto. Deste modo, dedicar uma atenção especial aos detalhes que diferenciam a sua loja das demais, é crucial.

Para isso, a faculdade de vendas e marketing insiste bastante nos benefícios de aperfeiçoar as ações operacionais, desde a criação de produtos e o atendimento ao cliente, até a qualidade da embalagem dos produtos e a concessão de brindes exclusivos.  

A importância dos brindes como agregadores de valor

O marketing promocional é uma estratégia bastante estudada nos cursos de publicidade e na faculdade de gestão de vendas, pois ela tem como objetivo principal melhorar o relacionamento entre o seu negócio e o público consumidor.

Isso costuma ser feito por meio da construção de ações que possibilitam o fortalecimento da marca e uma experiência de compra mais satisfatória. Entre os recursos mais comumente utilizados nessas práticas, estão a disponibilização de brindes e as promoções exclusivas.

Afinal, o oferecimento deste tipo de cortesia é capaz de agregar valor à marca, tornando-a mais aprazível para os consumidores, mas também mais relevante e evidente no mercado. 

Assim, utilizar brindes como uma tática de marketing pode beneficiar o seu e-commerce com a:

  • Fidelização do público;
  • Divulgação da marca;
  • Construção de uma experiência mais positiva;
  • Aproximação com o cliente;
  • Diferencial dos demais competidores, entre outros.

Entretanto, para que essas ações sejam bem executadas e proporcionem todas as vantagens possíveis, é preciso se certificar de que esses brindes sejam úteis e desejados pelos clientes. Desta forma, ele deixa de ser um artigo dispensável e se torna um presente.

Por isso, tanto o processo de criação desses produtos extras, quanto a estruturação das estratégias de distribuição devem ser altamente criteriosos, incluindo pesquisas de tendência do mercado e as preferências da persona do seu site.

O investimento em um curso que ofereça as estratégias de marketing promocional é capaz de assegurar que esse investimento seja bem feito e proporcione um importante custo benefício para o negócio.

Como criar um sistema efetivo de recompensa

A distribuição de brindes deve ser uma forma de reforçar a imagem da empresa na mente dos consumidores e ao mesmo tempo funcionar como meio de agradecer a preferência e o apoio à marca. 

Por isso, o processo de escolha e oferta desses produtos deve ser muito bem pensado por todos que atuam e colaboram para o seu sucesso.

Assim, se você deseja incluir essa estratégia ao seu e-commerce, primeiro é necessário escolher quais produtos serão entregues como brindes e quantas unidades serão disponibilizadas.

Em seguida é preciso formular uma estratégia certeira para organizar a entrega desses produtos de maneira rápida e eficiente. 

Isso pode ser feito com o auxílio dos conhecimentos adquiridos na faculdade de vendas, em conjunto com os dados adquiridos pela própria empresa por meio dos acompanhamentos de vendas.

Alguns sistemas eficientes para efetuar essa recompensa são por meio do:

  • Oferecimento de prêmios exclusivos acima de um valor específico

O oferecimento de brindes e descontos exclusivos para compras que possuem um valor específico pode trazer bastantes benefícios para a marca, inclusive, o aumento do Ticket Médio da empresa.

O objetivo principal é fazer com que aquelas pessoas se sintam atraídas pelo brinde e queiram obtê-lo. Por isso, é essencial que esse material seja de boa qualidade e de fato útil para o uso diário.

Além disso, para que os clientes se sintam especiais e presenteados com esse brinde, é preciso deixar claro que este é um produto exclusivo e que esta promoção terá um tempo limitado. Assim, ao receber essa mercadoria as pessoas se sentem mais especiais.

  • Clientes fidelizados

Outra forma bastante popular de distribuição de brindes é viabilizando-os como meio de recompensar os clientes mais leais à empresa. Ou seja, aqueles consumidores que estão sempre voltando à loja e dando preferência aos seus produtos.

No entanto, para que essa ação seja eficiente, ela requer precisão e muita exclusividade. Assim, os responsáveis pelo Marketing Promocional precisam realizar uma boa filtragem daqueles indivíduos que mais voltaram a realizar compras nos últimos seis meses.

Esses produtos devem ser personalizados e, se possível, entregue como uma surpresa em agradecimento à sua lealdade à marca.

  • Datas importantes

Presentear o público em datas comemorativas é uma forma de se aproximar dessas pessoas, demonstrando uma preocupação genuína com a satisfação e contentamento desses indivíduos.

Essas datas podem estar atreladas a feriados nacionais e festas comemorativas, como o Natal ou o dia dos namorados, bem como a datas importantes para os clientes, como aniversários e bodas de casamento.

Colocar essa estratégia em prática pode ser mais fácil do que parece, pois atualmente existem diversos sistemas que identificam a data em que as compras estão sendo feitas e faz uma aproximação automática com a data do aniversário do cliente.

  • Distribuição de prêmios por acúmulo de pontos

A construção de um programa de fidelidade é uma das estratégias preferidas pelas instituições comerciais e pelos cursos de gestão comercial ead melhores faculdades

Isso porque, ao mesmo tempo em que serve para atrair novos clientes, também auxilia no seu encantamento.

Neste tipo de estratégia, você pode utilizar plataformas digitais que funcionam como um mecanismo de pontuação, premiando os compradores de acordo com a quantidade de vezes que compraram na loja, valor das compras, recomendações feitas, entre outros.

Conforme a pontuação conquistada por essas pessoas, o acesso a diferentes prêmios e descontos pode ser concedido. Assim, a marca acaba ganhando mais visibilidade, divulgação e o recebimento de feedbacks importantes. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

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