Redes Sociais Diego Bini
Como usar as redes sociais para vender mais no seu ecommerce
Qualquer gestor de loja digital adoraria saber como usar as redes sociais para vender mais no seu ecommerce. Afinal de contas, essa é uma ferramenta que só cresce no Brasil e tem tudo para se tornar a grande regra de vendas no país. Ainda mais agora que a pandemia do novo coronavírus adiantou o processo e ajudou o e-commerce nacional a vender mais de R$100 bilhões em 2020.
Com tudo isso em mente, é importante que o empreendedor saiba usar fontes de tráfego diversas para poder alimentar sua loja digital e conseguir mais vendas. Afinal de contas, o processo de vender na Internet depende basicamente de uma composição de volume de tráfego com pontos de conversão otimizados para poder converter essas pessoas em clientes. O resto é maneiras de otimizar cada elemento da equação: como obter tráfego mais preparado, como melhorar os pontos de conversão e por aí vai.
Nesse contexto, as redes sociais aparecem como uma das melhores fontes de tráfego para a sua loja digital. Quer saber como usar as redes sociais para vender mais no seu ecommerce? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Como usar redes sociais para vender mais no seu ecommerce em 6 passos
1. Encontre a rede social que combina com seu ecommerce
Nem toda rede social combinará com seu negócio. Para entender qual escolher, é necessário analisar os objetivos de seu ecommerce e o público que deseja atingir. Por exemplo, o Facebook tem 127 milhões de usuários brasileiros. É muita gente! No entanto, é também um público consistentemente mais velho, já que as pessoas de 45 anos para baixo estão usando com mais frequência o Instagram. Ainda assim, ambas são as redes sociais mais neutras, e que atingem públicos de diversas idades. O Whatsapp já pode ser considerado uma rede social, por ter grupos e compartilhamento de mensagens, e geralmente atinge públicos mais maduros, enquanto o Twitter e TikTok atingem públicos mais jovens. É muito raro ver gente com mais de 30, 35 anos no TikTok, por exemplo.
2. Poste com frequência
A noção de tempo na internet é muito diferente da vida real. O que estava em alta mês passado, hoje já não funciona mais. Por isso, para ter sucesso com seu ecommerce nas redes sociais, é necessário postar com frequência: no mínimo uma vez por dia para o feed do Instagram, e diversas vezes ao longo do dia para as outras ferramentas dessa e de outras plataformas.
3. Interaja com seu público
Além de postar todos os dias, é necessário responder seu público o mais rápido possível, até mesmo em tempo real. Quanto mais rápido responder, maior a chance de responderem de volta, e, com esse engajamento, seu post será mostrado para outras pessoas, por ser considerado relevante.
É interessante também responder de forma a manter e estimular uma conversação, não só para incentivar uma resposta, como para criar um vínculo emocional com seu público, que se converterá em vendas no futuro.
4. Monte pontos de conversão
Para poder vender mais com as redes sociais, você precisará de pontos de conversão. Eles podem ser das próprias redes ou pontos externos, como um site ou aplicativos de delivery. Isso mesmo: hoje em dia dá para vender de tudo em apps de entrega, existem desde supermercados e farmácias até lojas de tecnologia no Rappi.
5. Faça conteúdo relevante
Existem diversos caminhos na hora de escolher temas engajantes. Algumas empresas escolhem por participar de memes; outras, mais ousadas, ficam de olho nos conflitos presentes na internet para tentar participar deles e se tornarem assuntos comentados.
O que todos esses caminhos têm em comum é a relevância: posts com conteúdo significante, que despertará a vontade do público de salvar o post, comentar ou compartilhar. Um conteúdo relevante também irá estimular o visitante a seguir a página e até a ir visitar o ecommerce para conhecer, e então, efetuar uma compra.
6. Monte um sistema de anúncio para públicos frios e quentes
Você sabe o que são públicos frios e quentes? Talvez como você possa ter imaginado, públicos frios são aqueles que não conhecem você, sua loja ou seu produto. Portanto, terão maior resistência para comprar e serão mais difíceis de converter.
Já públicos quentes são aqueles que já interagiram de alguma forma com você, seja ter visitado seu produto no site, ter participado de alguma live, ter baixado um ebook, enfim…
Os públicos quentes são muito mais fáceis de converter, mas muito mais difíceis de obter. Dessa forma, é importante que você estabeleça uma estratégia para poder atingir ambos com anúncios nas redes. Um exemplo é montar uma estratégia de remarketing para capturar quem já viu seu produto ao mesmo tempo que trabalha com produção de conteúdo online para receber mais visitas e interações.
Pronto! Agora que você já sabe como usar as redes sociais para vender mais no seu ecommerce, é hora de colocar essas ações em prática. Lembre-se de que o que temos aqui é a estrutura básica de um sistema de vendas. Nenhum artigo conseguiria explicar absolutamente tudo sobre vendas online via público das redes sociais, já que esse é um assunto para cursos e pós-graduações. No entanto, com essa estrutura básica, você já conseguirá montar um fluxo de vendas consistente e poderá otimizá-lo com o tempo.
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