Gerenciamento Informativos Marketing Digital Mundo Blogger Otimização Postagens Camila Fiori
Como criar um plano de Marketing Digital em 5 etapas
Desfrutar de uma excelente presença digital é essencial para os resultados de qualquer negócio atualmente.
O marketing digital é importante para consolidar sua imagem na Internet e atrair novos leads e consumidores. Se você quiser fazer isso, é necessário agir estrategicamente.
Embora democrático, o ambiente digital é marcado pela competitividade e informações rápidas.
Isso significa que falhas e atrasos em sua estratégia podem comprometer todo o seu negócio e favorecer seus concorrentes. Para evitar isso, é necessário ter um plano de marketing digital bem estruturado.
E eu sei da dificuldade que é conseguir este plano se você não conta com uma Agência Digital, seja para executar a gestão de suas mídias sociais (recomendamos Webtrends), criação de site, seo ou ainda a sua estratégia de marketing.
Se você não sabe o que é este documento ou deseja saber mais sobre ele, este post é para você. Ao longo do texto, destacaremos:
- O que você pode conseguir com o Marketing Digital?
- Por que você precisa de um plano de Marketing Digital?
- Como desenvolver um plano de Marketing Digital em 5 etapas?
Continue lendo!
O que você pode conseguir com o Marketing Digital?
Explorar o marketing digital é a única maneira de atender às expectativas modernas dos consumidores.
Na era da transformação pós-digital, os hábitos do público passaram por mudanças drásticas. Se você deseja obter sucesso nos negócios, é necessário se adaptar a ele.
Um estudo recente indica que 1,8 bilhões de pessoas já compram online. Mesmo se considerarmos quem não considera, 63% das ocasiões de compra começam online. Em outras palavras, a Internet é usada pelo público para comprar e descobrir informações sobre produtos.
Com uma ampla variedade de canais, o ambiente digital é excelente para atrair seu mercado-alvo e nutri-los com conteúdo que cria uma relação de confiança. E, acredite, isso é mais importante do que muitas pessoas pensam.
O consumidor 4.0, como os especialistas os chamam, dá extrema importância à qualidade de sua jornada. Se você conseguir encantá-los durante o funil de marketing, as chances de conversão são enormes.
Além disso, clientes satisfeitos tendem a atrair ainda mais leads para sua empresa, gerando um ciclo lucrativo.
Por que você precisa de um plano de Marketing Digital?
O marketing digital é uma estratégia tão vantajosa que você só precisa aplicá-la e colher os frutos, certo? Errado!
Como mencionamos, uma abordagem estratégica é a chave para criar uma vantagem competitiva para a marca e superar seus concorrentes.
É por isso que o plano de Marketing Digital é importante para alcançar seus objetivos. O plano serve de orientação para que gerentes e funcionários trabalhem juntos em direção aos mesmos objetivos.
Assim, também é mais fácil monitorar o progresso da estratégia. Basta olhar para as projeções feitas quando o plano foi elaborado e compará-las com o que foi realmente alcançado.
Então, você poderá avaliar a eficiência de seus esforços. A partir daí, você pode tomar decisões mais confiáveis.
Portanto, podemos definir o plano de Marketing Digital como um documento que estabelece as ações que a empresa deve executar para atingir objetivos específicos. Isso inclui a escolha das melhores estratégias, canais e conteúdo que serão explorados pelos profissionais de marketing digital.
O plano deve ser claro e direto, sem deixar dúvidas sobre suas diretrizes. Isso é essencial para garantir que todos os funcionários entendam o que é esperado deles e ajam de acordo com as necessidades da empresa.
Vale lembrar, no entanto, que o plano pode ser alterado ao longo do caminho, se você achar necessário.
No próximo tópico, detalharemos em 5 etapas como você pode desenvolver seu plano de Marketing Digital. Continue lendo!
Como desenvolver um plano de Marketing Digital em 5 etapas?
Para desenvolver um plano de Marketing Digital, você deve entender duas coisas. Primeiro, se você deseja que seu projeto funcione, deve contar com tecnologias e profissionais apropriados, capazes de operá-los.
Vale lembrar que não existe uma fórmula mágica para o desenvolvimento do seu plano. Cada empresa tem suas peculiaridades e deve considerá-las durante o processo estratégico.
Portanto, tudo começa com uma análise aprofundada dos seus negócios. Como fazer isso? Confira o primeiro dos 5 tópicos abaixo.
1. Realize uma análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta analítica focada no planejamento estratégico. Seu objetivo é mapear todos os fatores que podem influenciar o negócio, desde o externo – como variações políticas e econômicas – ao interno – como a produtividade dos funcionários.
Com essas informações, é possível gerar um diagnóstico completo da situação da empresa, apontando oportunidades e ameaças. Contar com esse tipo de conhecimento é essencial para você desenvolver um plano de Marketing Digital perfeito.
A análise é composta por quatro elementos, cujas iniciais formam a palavra SWOT: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A ideia é analisar cada um deles e se preparar para explorar a situação da melhor maneira possível.
2. Estabeleça seus objetivos
Depois de realizar uma análise SWOT, você verá quais pontos você precisa melhorar em sua empresa.
Dessa forma, você pode criar uma ordem de prioridade e estabelecer os objetivos mais urgentes. Que tal um exemplo?
Vamos imaginar que o resultado da análise interna tenha indicado que sua marca é excelente em atrair leads, mas fraca em convertê-los.
Imediatamente, aumentar a taxa de conversão deve se tornar um dos seus principais objetivos. Algo semelhante pode ocorrer na análise externa, que procura ameaças e oportunidades.
Você pode identificar a chance de se conectar ao seu público em uma rede social que sua marca ainda não explora. Nesse caso, você deve direcionar seus esforços para expandir sua presença digital e implementar uma estratégia eficiente nessa plataforma.
Além de estabelecer metas, é vital estabelecer os principais indicadores de desempenho que serão usados para medir o progresso da estratégia . Eles serão fatores essenciais para a tomada de decisões no futuro.
3. Defina a sua personalidade de comprador
Definir uma persona de comprador é uma das etapas mais críticas em um plano de Marketing Digital. A persona nada mais é do que um personagem semifictício, simulando as características do seu cliente ideal.
Para criá-lo, você precisará ir além dos dados demográficos relacionados ao seu público-alvo. A persona deve incluir detalhes mais específicos e intuitivos, como nome, hobbies, necessidades, dores e motivações.
A ideia é facilitar o desenvolvimento de estratégias que possam impactar seus clientes em potencial. Quando você as vê como uma persona, é mais fácil explorar suas características e as leva à conversão.
4. Defina sua estratégia de marketing
Depois de estudar sua empresa, definir seus objetivos e estruturar sua personalidade, é hora de esculpir os detalhes de sua estratégia de marketing.
Isso começa com a escolha dos canais mais adequados para a promoção da marca e a comunicação com o cliente.
Observe que esses detalhes dependem diretamente de seus objetivos predefinidos e das características observadas na persona.
Se você deseja alcançar um público mais jovem, por exemplo, preste atenção às redes sociais usadas pelo seu público-alvo, como TikTok e Instagram. Se você deseja alcançar aquele público mais perto da compra, o ideal é uma estratégia de SEO para posicionar seu site no Google. Mas para isso é preciso que a Criação do site tenha feita de maneira otimizada. (Mais uma vez recomendo o serviço de criação de sites da Webtrends).
Os objetivos também devem influenciar a metodologia que você adotará. Se o foco é simplesmente promover um produto e alcançar o maior alcance possível, investir em publicidade paga pode ser a solução.
No entanto, se a ideia é educar o consumidor sobre seus produtos e serviços, criando uma relação de confiança, usar uma estratégia de Marketing de Conteúdo é a melhor alternativa. Nesse ponto, vale lembrar que essas abordagens podem coexistir de maneira benéfica, desde que você saiba como gerenciá-las.
Em todos os casos, seu plano de Marketing Digital deve ser consistente em todos os canais. Sua marca deve apresentar uma identidade reconhecível e agir de acordo com suas missões e valores. É a única maneira de criar autoridade para seus negócios.
5. Medir resultados e KPIs
Mesmo se você obtiver ótimos resultados em um curto período, nunca cometa o erro de pensar que seu trabalho está completo. O marketing digital é caracterizado por tendências que mudam rapidamente e isso pode afetar até a abordagem mais bem-sucedida.
Portanto, solicite feedback de seus funcionários e clientes para coletar impressões diferentes sobre o impacto da estratégia. Além disso, colete dados e prepare relatórios para facilitar sua análise da situação.
Lembre-se de que falamos anteriormente sobre a definição de seus KPIs? Está certo; eles são críticos para você monitorar sua estratégia e garantir sua estabilidade.
Portanto, se você notar uma queda acentuada na taxa de engajamento ou no número de visitas ao site, talvez seja hora de fazer algumas alterações e reduzir os danos.
Por outro lado, se você não prestar atenção a essas variações, acabará jogando fora todos os esforços que o levaram a esse ponto.
O plano de marketing digital é um documento importante que orientará e avaliará o progresso de sua estratégia. Para desenvolvê-lo, é necessário estudar as características da sua empresa, definir sua persona e estabelecer seus objetivos principais. Se tudo correr bem, você notará um crescimento considerável em seus resultados.
Você está pronto para desenvolver sua estratégia de marketing digital depois de ler este texto?