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Blog corporativo: 07 vantagens

Populares no meio online, os blogs se tornaram uma forma de transmitir conteúdos de uma forma mais casual como diários de viagem ou mais profissional, como um blog corporativo de pequenas, médias ou grandes empresas que desejam transmitir determinado conteúdo.

Por meio dos blogs é possível fazer publicações na frequência que o administrador deseja, sendo arquivos textuais, mídia visual ou sonora, de um modo que atraia os visitantes por meio de layouts personalizados, conforme o que cada plataforma proporciona.

Um blog corporativo pode-se ter várias finalidades, sendo os principais pontos é servir como uma comunicação com seus consumidores e apresentar exclusividades que podem acarretar na conversão de clientes.

Uma empresa que vende bateria para carro 60 amperes pode utilizar o blog corporativo com informações ou assuntos que interesse o público, tendo um design que transmite a imagem do negócio.

O surgimento e a popularização do blog 

Surgindo por volta dos anos 90 e sendo conhecidos como diários onlines, por conta dos relatos das pessoas sobre suas experiências e os comentários que os leitores podiam fazer, os blogs se tornaram populares nos Estados Unidos em meados do ano de 1999. 

Com um início ainda lento, foi depois dos anos 2000 que as companhias perceberam que os consumidores deixavam suas opiniões sobre os serviços ou produtos que adquiriam, servindo como um feedback antes dos outros comprarem.

Aluguel de impressora, por exemplo, uma pessoa que utilizou os serviços da empresa e escrevesse um post sobre isso, poderia acabar influenciando outras pessoas a contratarem ou não o serviço.

E por notar a influência que o ato causava, as próprias empresas começaram a criar seus blogs, sendo uma das estratégias do marketing digital até a atualidade.

A importância do blog corporativo

Por ser um importante canal de comunicação, o blog corporativo pode acarretar em uma comunicação mais direta do consumidor com a instituição, o que possibilita também o reconhecimento dentro do mercado onde atua.

Porque o blog pode ser visto como um canal especialista da empresa. Cortina para cozinha sob medida, exemplificando, um blog da marca com conteúdos de dicas ou sugestões, pode passar o entendimento de que a página sabe bem sobre o que vende.

Um blog corporativo também pode facilitar no que se refere a um empreendimento ser encontrado, pois a internet se tornou uma ferramenta base para que qualquer negócio possa expor seus produtos ou serviços no ambiente online.

As vantagens de criar um blog corporativo

Por boa parte do mundo estar conectada na rede, seja por alguns minutos ou de forma constante, a criação de um blog corporativo pode trazer benefícios para o negócio se for bem utilizado e bem gerido, sendo algumas dessas vantagens:

  1. Aumento de tráfego nas páginas;
  2. Atrair clientes;
  3. Mostrar como funciona o empreendimento;
  4. Expandir os antigos resultados;
  5. Bons anúncios;
  6. Posicionamento em sites de busca;
  7. Pouco investimento a longo prazo.

Uma empresa de indústria e comércio de vestuário de uniforme feminino social moderno pode criar um blog corporativo e dentro dele, abas com assuntos relacionados aos produtos, causando um aumento do tráfego em suas páginas.

O que pode ser um indicativo para atrair os clientes a navegar pelos conteúdos disponíveis, utilizando hiperlinks que estejam coligados com outras partes do blog.

As diferentes abas dentro de um blog se tornam um modo dos clientes saberem como o empreendimento funciona, com a sua missão, visão e valores tanto com os funcionários que atuam como com os consumidores.

Especialmente o que podem fazer por eles, podendo o blog corporativo ser também uma espécie de portfólio com seus produtos, serviços e os benefícios de tê-los.

Um blog corporativo também pode trazer grandes vantagens para os conteúdos mais antigos que foram postados, ajudando a converter mais leads pois são os conteúdos acabam dando uma certa autoridade no assunto.

Servindo também como um engajamento de mostrar há quanto tempo a empresa atua no mercado, e podendo ser a base de novos anúncios com o que já existe.

Tendo como exemplo o bloqueador veicular que pode ter conteúdos antigos no blog corporativo de uma empresa automobilística e com ele, servir de base para a criação de novos anúncios. 

Estes, por sua vez, são pensados das mais criativas formas para atrair o consumidor que passou a ficar exigente ao longo dos anos e já acostumados com as antigas formas de chamar a atenção para se comprar um produto.

Os mecanismos de busca, principalmente as plataformas, são um dos canais que possibilita o usuário a chegar nas páginas da web por meio de palavras-chaves que são pesquisadas diretamente ou tenham haver com o assunto.

Alguns blogs permitem a criação de palavras-chaves para facilitar que a página seja encontrada, e assim, dê destaque quando for buscada mesmo se não for algo recente, porque o conteúdo ainda ficará disponível.

O conteúdo de um blog pode ser encontrado tanto na forma orgânica, sem pagar nada, quanto no formato pago que viabiliza que fique logo nos primeiros links do resultado que a plataforma apresentar.

Avaliação de ativos empresariais, dando como uma hipótese, quaisquer termos que for procurado que estejam coligados com o assunto trará o site para o topo da página em caso de anúncio pago, ou entre as primeiras pesquisas, em tráfego orgânico.

O formato de blog se torna um investimento a longo prazo para as empresas de forma econômica, visto que muitas plataformas que são base para a criação das páginas são gratuitas, e proporcionam configurações fáceis de serem compreendidas.

Deixando o negócio apenas com os gastos adicionais de personalização com a contratação de designers e outros detalhes que possam ser de melhorias para o empreendimento.

Como fazer um blog corporativo?

Para se começar um blog de projeto de fachada comercial, dando como hipótese, para atrair possíveis clientes e demonstrar que entende do assunto, é preciso ter alguns elementos para colocar em prática esse método de estratégia de marketing digital, como:

  • Softwares adequados;
  • Layout para modelos web e mobile;
  • Atualizações frequentes com bons conteúdos;
  • Estratégia SEO;
  • Formatos de interação.

Em alguns casos de softwares e plataformas para serem a base de início do blog podem exigir um orçamento a mais para que suporte os arquivos de mídia que tenham um tamanho maior. 

Assim como um software certo pode suportar um design de layout personalizado no formato web ou no formato mobile, de modo que consiga funcionar e abrir em quaisquer dispositivos que o usuário utilizar sem grandes transtornos que afetem a página e assim, a empresa. 

A frequência de atualização também é um fator que deve ter um planejamento assim como os conteúdos que serão publicados, podendo utilizar de base as áreas mais vistas e as mais buscadas para dar uma maior atenção a elas.

Que se tornam ainda mais visitadas se utilizar as técnicas de SEO, que é a otimização de busca em plataformas de pesquisa, uma tática comum no que se refere ao marketing digital para que uma página seja encontrada. 

Os blogs corporativos, inclusive, podem ser interativos entre empresas e consumidores.

Por meio de abas com as perguntas mais frequentes, meios para enviar email ou outros tipos de comunicação que possa ser estabelecida ao ponto de transmitir confiança para os usuários para convertê-los em consumidores. 

A diferença entre um site e blog corporativos

Embora ainda seja muito comparado por se tratarem de páginas da web, existe uma distinção entre um site corporativo e um blog corporativo.

Um site corporativo tem o foco apenas na empresa, trazendo informações que podem ser distribuídas em abas sobre o que o empreendimento é, seus serviços ou produtos junto ao contato disponível.

Alguns sites podem servir também como lojas onlines, e com isso, ter uma área para que o consumidor faça seu cadastro e realize suas comprar, monitorando-as até serem entregues.

Um blog corporativo, por outro lado, tem o objetivo de transmitir conteúdo ao público referente a área que o segmento atua, sempre sendo de interesse para os consumidores e poucas vezes, sobre a empresa.

Considerações finais

Os blogs surgiram como uma forma descontraída para os usuários da internet com relatos ou opiniões em determinados assuntos e passaram a funcionar como um mecanismo de marketing digital, visto que a cada vez mais o número de usuários na web cresce.

E com essas páginas, as possibilidades de um empreendimento de se tornar experiente no assunto do qual trabalha, seja com envelopamento de carros propaganda quanto as agências de viagens.

O blog se tornou um método para se alavancar no mercado e ser visto pelo mundo não somente entre os consumidores como também entre os concorrentes, seja ele fora da internet ou principalmente, dentro dela.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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