Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Sem categoria Gustavo

Ergonomia: como saber as medidas ideais dos móveis para o escritório em casa?

Trabalhar ou estudar em casa é uma realidade bastante comum entre as diferentes gerações, tanto que muitas pessoas já costumam reservar um cômodo da casa, ou parte dele, para o escritório. No entanto, para garantir o conforto e o foco, é preciso criar um ambiente confortável e ergonômico.

Antes mesmo de sair às compras, é válido conhecer as medidas ideais da distância entre a tela do computador e os olhos, altura da tela e da mesa para computador e até mesmo o ângulo que as pernas fazem em relação ao chão enquanto você está sentado.

Confira agora como saber as medidas ideais dos móveis e monte um escritório que ofereça ergonomia e muito conforto.

Altura da mesa ou bancada

Para trabalhar sentado, o ideal é que a mesa de escritório tenha entre 70 e 75 cm de altura. Dessa forma, é possível exercer as atividades tranquilamente, regulando apenas a cadeira.

Vai trabalhar em pé por alguns minutos? Considere montar uma bancada com 95 cm de altura.

Profundidade da mesa ou bancada

A profundidade da mesa varia muito do aparelho com que você pretende trabalhar. Se for usar notebook, 45 cm já são suficientes, agora, se pretende apostar na CPU completa, será necessário investir em 65 cm para garantir uma boa distância da tela e dos seus olhos.

Mesmo no caso dos modelos all in one, os 65 cm garantem que você consiga acomodar a tela/computador e o teclado sem ficar apertado.

Largura da mesa ou bancada

A largura da mesa deve considerar o que será apoiado nela. O objetivo é manter apenas o notebook e um caderno ao lado? 70 cm já são suficientes e garantem espaço para se mexer.

Agora, se você pretende apoiar outros objetos, o ideal é pensar em uma largura maior, como 1,40 ou 1,50 cm. Algumas pessoas também preferem as escrivaninhas mais largas por terem gavetas ou nichos que auxiliam a manter por perto o que é indispensável.

Espaço de circulação

Pensar apenas nas medidas dos móveis não é suficiente, afinal, você não quer se sentir apertado em um cantinho do quarto ou da sala. A ideia é que consiga empurrar sua cadeira, se levantar e caminhar perto da escrivaninha sem tropeçar ou ter toda uma estratégia para sair do lugar.

Considere uma distância mínima de 1 m a 70 cm de distância entre sua cadeira e o próximo obstáculo (uma parede, por exemplo).

Distância dos olhos para a tela

Ao organizar a tela ou o monitor do notebook, é preciso analisar com cuidado a distância dos olhos em relação a eles. O ideal é que o espaço tenha entre 50 e 90 cm. Assim, observe em conjunto o espaço para mover a cadeira e o tamanho da mesa.

Quem optar por uma mesa com profundidade de 50 cm precisará deixar a tela mais distante, quase no fim do espaço, e ainda incluir uma distância entre a cadeira e a mesa para respeitar o mínimo entre olhos e monitor.

Ângulo dos joelhos em relação ao piso

Outro fator a ser considerado é a escolha da cadeira ideal para o home office. Além de ter encosto e assento confortável, é interessante trazer a regulagem de altura, para que você se ajuste conforme a altura da mesa e para ficar na postura correta.

O ângulo dos joelhos em relação ao chão deve formar 90°, ou seja, nada de pés flutuando ou mais para trás. A cadeira tem regulagem? Levante ou abaixe um pouco para conseguir tocar o chão. Se necessário, aposte no apoio para os pés para garantir conforto e acertar a posição na hora de se sentar.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.