Sem categoria Gustavo
Anda disperso? Veja 5 atividades para retomar a atenção
Deixando de lado a disputa digital entre as gerações “raiz e nutella”, podemos estabelecer um ponto de virada fundamental nos hábitos de cada uma delas. Por exemplo, os clássicos jogos de tabuleiro indispensáveis nas noites em família e intervalos de aulas nas escolas, e que até hoje são consumidos.
Em plena era do digital, é cada vez mais necessário encontrar equilíbrio entre atividades que envolvem um fluxo exorbitante de informações, com momentos de autofoco. Em meio a tantos estímulos, a sensação de memória reduzida, dispersão e até mesmo FOMO (do inglês, fear of missing out) ficam cada vez mais comuns.
Mas então como identificar a fonte do problema e saber se isso é realmente um problema? Neste artigo, vamos elaborar um pouco mais sobre a dispersão, principalmente nos adultos, e como isso pode ser ajustado conforme a sua rotina, a partir de algumas atividades acessíveis a todos.
Principais motivos causadores da perda de atenção em adultos
Nos últimos anos, a discussão em torno de transtornos como autismo e TDAH ganhou projeção como nunca antes visto. Por um lado, as novas gerações levantam temas como saúde mental e bem-estar, mas ainda é pouco falado sobre como o estilo de vida cada vez mais digital interfere na qualidade de vida das pessoas.
Estresse excessivo
Ocorrências como burnout são o reflexo do auge do acúmulo de estresse, principalmente no ambiente de trabalho. Hoje, não apenas no ambiente laboral, os fatores que geram estresse se multiplicam e, combinados com outros aspectos agravantes, como sono desequilibrado, contribuem para diminuir a capacidade de manter a atenção em atividades por maiores períodos de tempo.
Transtornos psicológicos
A discussão sobre saúde mental e novas doenças que afetam o humor das pessoas ganhou máxima relevância, principalmente na internet. Pesquisas demonstram que o uso descontrolado de smartphones e telas digitais pode aumentar em 10% o risco de adultos desenvolverem ou piorarem quadros de TDAH (Journal of the American Medical Association, 2024). Além disso, pessoas com depressão ou ansiedade enfrentam maior dificuldade de focar em atividades como trabalho e estudos.
Como estimular a retomada de atenção em 5 atividades
Se você identifica alguma alteração na sua capacidade de prestar a atenção em atividades do cotidiano, de forma que isso atrapalhe ou impeça a realização delas, o ideal é procurar aconselhamento médico. Por outro lado, em meio a uma vida cada vez mais complexa, é relativamente comum que as pessoas fiquem mais dispersas, o que pode ser trabalhado de algumas maneiras, como você confere a seguir.
Rotina de sono e exercícios físicos
Não existe segredo: para ter uma melhora significativa na qualidade de vida, toda pessoa deve buscar manter uma rotina adequada de sono e praticar exercícios físicos. O sono funciona como um verdadeiro elixir reparador do corpo, principalmente do cérebro, reorganizando as informações captadas ao longo do dia e liberando espaço cognitivo para mais um dia.
No caso dos exercícios, eles atuam como redutores dos níveis de estresse, auxiliam no funcionamento adequado do metabolismo, previnem doenças e aumentam a disposição física e mental. Por funcionar também como atividade de lazer, praticar exercícios ajuda a estimular o reequilíbrio mental.
Método pomodoro
Na vida pessoal ou profissional, é bem provável que você tenha que lidar com múltiplas atividades em um dia, nem sempre com tempo suficiente. Métodos como o pomodoro permitem que você distribua as atividades necessárias em períodos de maior foco, intercalados com momentos de descompressão.
Jogos de raciocínio
Pode parecer estranho, mas ocupar a mente com atividades que exijam maior atenção pode ser benéfico para estimular o cérebro. Caça-palavras, quebra-cabeças ou jogos de tabuleiro que funcionem com base em estratégias são alguns exemplos. A dica principal é optar pelos objetos físicos, reduzindo o uso de aparelhos celulares e telas durante a atividade.
Ambientação de espaços
A maneira como um ambiente está organizado (ou desorganizado) pode influenciar diretamente a sua capacidade de atenção. Experimente reduzir a quantidade de objetos dispostos na sua mesa de trabalho, desativar notificações irrelevantes durante os horários de estudo com um computador, ou trocar a luz fria do quarto por uma lâmpada mais amarelada no abajur, antes de dormir.
Seja o primeiro a comentar!