Sem categoria Gustavo
Inspirações para integrar plantas na decoração de casa
Trazer algumas plantas para a decoração de sua casa é uma maneira de se manter conectado com a natureza e escapar um pouco da rotina agitada. Não importa se você prefere apenas um vaso pequeno ou vai montar um jardim vertical, é preciso entender como integrar as plantas na decoração.
Para combinar com a decoração natural, é importante pensar também na paleta de cores. Geralmente, tons mais próximos do verde e do marrom são muito bem-vindos e, se você preferir as flores, cores análogas e complementares devem fazer parte do restante do décor.
Benefícios da decoração com plantas
A questão estética é um dos primeiros benefícios pensados ao escolher plantas como parte da decoração natural. No entanto, o uso de elementos naturais vai muito além da beleza, criando um ambiente propício à criatividade e ao bem-estar mental.
Então, que tal dar uma olhada em algumas inspirações que irão ajudá-lo a integrar as plantas à decoração da casa?
Vasos em prateleiras
Ambientes menores pedem vasos em prateleiras, mesas de centro ou sobre o rack da TV. A ideia é aproveitar o espaço e trazer um ar natural, mas sem exageros. Antes de decidir onde colocar as plantas, verifique a necessidade de luz solar para cada espécie.
Optou apenas pelas prateleiras? Coloque por perto plantas que combinam umas com as outras sem roubar o espaço ou a iluminação disponível. Quanto à cor das paredes, o branco é uma ótima opção para aproveitar melhor a luz e dar a sensação de espaço mais amplo.
Jardim vertical
O jardim vertical é uma tendência em alta para quem vive em apartamentos e tem uma varanda. Escolha uma parede e pendure vários vasos pequenos de plantas ali, você pode até aproveitar as garrafas pet paradas para montar alguns vasos com material reciclado.
Para montar esse tipo de jardim, vale aproveitar materiais como pallets ou investir nas prateleiras e estantes de madeira.
Vasos no chão
Quando o espaço disponível no ambiente é maior, vale apostar nos vasos que ficam no chão. Cactos ou folhagens grandes combinam muito com a sala, por exemplo, mas precisam ter suas necessidades respeitadas.
Veja se é mais adequado deixar o vaso perto da entrada ou das janelas da casa e analise se a planta perde muitas folhas. Além disso, observe se a planta está se adaptando ao ambiente conforme suas necessidades.
Plantas altas perto da janela
Plantas altas necessitam de muita luz solar, assim, precisam ficar próximas da janela. No entanto, por se tratarem de vasos maiores, o ideal é que o ambiente tenha janelas grandes, com boa entrada de iluminação natural.
Coloque a planta ao lado do sofá, perto da janela, dessa forma, ela faz parte da decoração e ainda consegue receber a quantidade de sol recomendada para sua sobrevivência.
Flores no quarto
No quarto, você pode trazer flores para alegrar o ambiente, porém, tome cuidado na escolha das espécies, para evitar alergias devido ao pólen. Como se trata de um ambiente menor, o vaso também não pode ser muito grande.
Considere qual é o objetivo para esse ambiente, você quer trazer a sensação de aconchego? Aposte em plantas com cores mais delicadas. Quer a sensação de muito amor e paixão? Flores vermelhas e cor-de-rosa são bem-vindas.
Plantas pendentes
Esse tipo de planta fica com as folhas pendentes e é ótima para ambientes mais amplos, como a sala de estar. Você pode colocá-las em prateleiras ou no topo de uma estante.
O local ideal para colocar é ao lado do sofá, visando dar um toque de charme. Caso prefira deixar a planta pendurada no próprio suporte, essa sugestão também é válida e permite aproveitar melhor outros cantos não usados na decoração, sem interferir no espaço das prateleiras.
Seja o primeiro a comentar!