Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Sem categoria Gustavo

Compostagem: uma forma de reduzir o desperdício de alimentos

Reciclar e reusar são temas que estão em alta nos últimos anos, afinal, a preocupação com o planeta e com a natureza já faz parte do dia a dia. As empresas já trabalham com formas de diminuir seu impacto no Meio Ambiente, mas saiba que você também pode fazer a sua parte.

A compostagem é um bom exemplo. E no lugar de raspar os restos de comida no lixo, antes de colocar os pratos na máquina lava louças, você pode transformar esses alimentos em adubo. Quer saber mais sobre isso? Confira, a seguir!

O que é a compostagem

A compostagem é um processo biológico de decomposição, ou seja, microrganismos e animais invertebrados são responsáveis por transformar restos de matéria orgânica em adubo.

Para realizar a compostagem, são usadas cascas de frutas e suas sobras, cascas de ovos e verduras. O processo é aeróbio, ou seja, precisa de oxigênio, e você pode usar o adubo resultante em suas plantas.

Tipos de compostagem

Existem 2 tipos de compostagem. O mais conhecido é o processo que utiliza minhocas, mas há um segundo tipo:

  • vermicompostagem: utiliza as minhocas no processo, sendo elas as responsáveis por transformarem os resíduos em adubo. É também o método mais rápido;
  • compostagem seca: é praticamente igual ao processo da vermicompostagem, porém, mais lenta, já que não conta com as minhocas, apenas com os microrganismos.

Como fazer a compostagem em casa

A compostagem doméstica é um processo que pode ser realizado em sua casa, até mesmo se você vive em apartamento. Os resíduos podem ser transformados em adubo e reaplicados no próprio jardim.

Existem diversos modelos de composteiras que podem ser comprados e adaptados. Vale deixar na lavanderia ou no quintal. Você também pode escolher se quer ter minhocas no processo ou deixar que os microrganismos cuidem de tudo, a depender do tempo em que deseja ter o adubo pronto.

Não há muito segredo: após comprar e instalar a composteira, descarte nela os restos de alimentos, como frutas e verduras. Deixe que o processo aconteça e depois aplique o adubo em suas plantas ou até mesmo no jardim.

Benefícios da compostagem

São inúmeros os benefícios de apostar na compostagem. Se cada pessoa optasse por fazer em casa, já estaria contribuindo ao menos um pouco com o Meio Ambiente. As principais vantagens são:

Redução do volume de lixo enviado aos aterros

Quem opta por fazer a compostagem em casa diminui a quantidade de lixo enviada diariamente aos aterros. Provavelmente, seu lixo será menor em comparação com quem não recicla o material orgânico.

Reciclagem de material orgânico

Muito se fala sobre reciclagem, e materiais como plástico, papel, alumínio e vidro já são facilmente encaminhados para este processo, mas, com a compostagem, você pode reciclar também o material orgânico que seria descartado no lixo comum.

Adubo ecológico e rico em nutrientes

O adubo produzido pelas minhocas e microrganismos é totalmente natural, sem adição de produtos químicos, além de ser rico em nutrientes. Suas plantas e seu jardim vão crescer mais fortes e saudáveis ao utilizar este componente.

Redução do mau cheiro do lixo doméstico

O mau cheiro do lixo doméstico é um dos grandes problemas enfrentados em casa. Como você vai reciclar itens que seriam descartados, a tendência é reduzir a quantidade de material orgânico, o odor desagradável e a presença de moscas.

Redução da necessidade de fertilizantes químicos

Se você é responsável por cuidar do seu jardim, não vai mais precisar se preocupar com a compra de fertilizantes químicos. Basta esperar que a compostagem esteja concluída e usar o adubo onde desejar.

Menos uso de plástico nos lixos

O plástico leva anos para se decompor, porém, para descartar o lixo doméstico, é preciso utilizá-lo. Como você vai produzir menos lixo orgânico, a tendência é usar menos sacolas e contribuir com a natureza.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.