Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Sem categoria Gustavo

Marcação de território: como melhorar esse comportamento animal?

Ter cachorro ou gato em casa é sinônimo de alegria, afinal de contas, eles são verdadeiros companheiros. Só que, por vezes, esses bichinhos acabam dando um baita trabalho aos tutores em razão do mau comportamento vinculado, sobretudo, à marcação de território.

Isso porque ambas as espécies utilizam estratégias para comunicar aos outros animais sobre a sua presença e até mesmo para definir categorias hierárquicas entre eles. Ao enroscar em suas caminhas para cachorro, por exemplo, os cães estão emitindo feromônios percebidos apenas por eles e indicando que aquele é o seu lugar.

O problema dessa demarcação territorial é que, na maioria das vezes, isso significa também a presença de urina e fezes espalhadas pela casa. A boa notícia é que existem medidas relativamente simples que vão ajudar a inibir esse tipo de comportamento e evitar que seu pet faça as necessidades no local errado.

Por que meu pet marca território?

Apesar de serem animais domesticados e fazerem parte do cotidiano da humanidade há vários séculos, cães e gatos possuem instintos que remontam à época em que eles viviam na natureza propriamente dita. Um deles diz respeito à demarcação de território.

Para o cachorro, isso significa uma forma de comunicação com outros cães (como uma espécie de aviso da sua presença no local), mas também uma maneira de identificação individual (idade, saúde e sexo) e demonstração de hierarquia social (no caso de matilhas, cães dominantes tendem a deixar mais rastros que os seus subordinados).

No caso dos gatos, também existe essa identificação individual, mas a marcação pode estar ligada à delimitação de fronteiras com outros felinos, ao estabelecimento de um território seguro e familiar e como parte do comportamento reprodutivo (no caso de animais não-castrados) para atrair parceiros.

Cada espécie tem a sua forma de marcar o território, mas o ato de urinar para tal finalidade é unânime entre cães e gatos. A diferença é que enquanto os primeiros levantam a pata para fazer xixi e fazer a marcação em superfícies verticais (paredes, postes, árvores), os gatos o fazem em superfícies horizontais (chão e tapete, por exemplo).

Como inibir esse tipo de comportamento?

Apesar de ser um comportamento instintivo, quando o animal opta por urinar dentro de casa e fora dos locais apropriados é preciso intervir. Tanto para cães como para gatos, uma das melhores formas de inibir tal conduta é a castração ou esterilização, já que isso está fortemente associado aos hormônios sexuais.

O treinamento de reforço positivo também é uma boa maneira de fazer com que o seu pet faça o xixi no lugar adequado. Para tanto, é preciso observar o comportamento do animal e, sempre que ele urinar na caixa de areia, no tapete higiênico ou no jornal, você deverá parabenizá-lo com petiscos e carinho.

Quando o animal urinar no local errado, é preciso que o tutor adote uma postura mais rígida e diga “não” apontando para o xixi fora do lugar adequado. No entanto, jamais aja de maneira agressiva, esbravejando ou agredindo o pet — caso contrário, é possível que o comportamento até se agrave.

A higiene correta também é um diferencial para ajudar nesse processo, até porque esses animais costumam voltar ao “local do crime” para marcar novamente o território. Use papel toalha ou um pano seco para absorver o máximo do líquido, sem esfregar, e, só então, limpe a área com detergente neutro e água morna.

O cuidado com o bem-estar do pet é outro aspecto que jamais deve ser negligenciado. Isso significa dar a ele a devida atenção e carinho diários para que ele se sinta confortável em seu próprio lar. Indiretamente, brincadeiras e passeios também podem contribuir para a melhora desse comportamento.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.