Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Adequações simples em sua empresa com as normas NR12

Para garantir o bom funcionamento de uma empresa, garantir a segurança dos operadores nas normas NR12 é um elemento essencial. De fato, operadores seguros são sinônimo de tranquilidade e produtividade no local de trabalho. 

adequações a nr12 simples em sua empresa

Estreitamente ligada ao bem-estar no trabalho, a segurança numa empresa visa principalmente reduzir o risco de acidentes que possam ocorrer durante o exercício de uma atividade profissional. Com efeito, sabemos que, em geral, qualquer atividade profissional acarreta riscos para a segurança industrial do operador, e isso, em maior ou menor grau.

Embora o conceito de segurança no trabalho esteja enquadrado pelas normas NR12, a missão dos gestores é reduzir ao máximo os riscos para proteger os operadores e preservar a sua integridade física e moral.

Quais são as regras da NR12 de segurança a adotar em uma empresa?

Você deve saber que implementar regras de segurança em uma oficina para evitar o risco de acidentes pode ser uma excelente estratégia. Aqui estão algumas regras de segurança a serem seguidas para garantir que os operadores estejam trabalhando com segurança.

Mantenha a oficina e os postos de controle limpos e arrumados

No local de trabalho, deixar objetos espalhados não é apenas desagradável, mas também considerado um grande risco de segurança. De fato, além de prejudicar a eficiência do operador, uma oficina bagunçada aumentará a frequência de acidentes de trabalho.

Realizar verificações de segurança das máquinas e do local

Para garantir a segurança dos operadores, é imperativo realizar regularmente a verificação de segurança do local e, principalmente, das máquinas, segundo as normas reguladoras RN12. Indispensáveis, às máquinas às vezes podem ser causa de acidentes de trabalho para quem as utiliza. Esses incidentes podem ocorrer, é claro, durante o uso normal da máquina, mas também durante a montagem, manutenção e limpeza.

Os riscos associados às máquinas são muitos e variados. De fato, os perigos podem ser riscos de incêndio, riscos relacionados ao ruído ou vibrações. Portanto, o controle regular das máquinas deve ser frequente no ambiente industrial para garantir a segurança dos operadores.

Além disso, comunicar bem as regras de segurança permite que os operadores se sintam seguros na planta. Com efeito, estando bem informados, os operadores ficarão mais tranquilos e, assim, poderão seguir as regras e agir e intervir rapidamente em caso de problema. 

Treinar continuamente os funcionários sobre as regras de segurança

Outra forma de reduzir os riscos ocupacionais é treinar os operadores sobre as regras de segurança. Ressalta-se que o treinamento, além das medidas de segurança, é um componente essencial da ação preventiva contra os riscos ocupacionais. 

Manutenção preventiva de equipamentos

Na indústria, é melhor ser previdente e antecipado para evitar o risco de acidentes. Com efeito, para consolidar a segurança numa oficina, é aconselhável optar pela manutenção preventiva dos vários equipamentos. 

Ao contrário da manutenção corretiva, a manutenção preventiva visa manter o equipamento em questão em um estado funcional. Observe que esse tipo de manutenção é geralmente planejado e programado, sempre seguindo as regras pré-estabelecidas na NR12.

Se essas adequações simples forem feitas no seu local de trabalho, além de garantir a total segurança dos seus colaboradores, você estará trabalhando na lei e se protegendo de possíveis penalidades futuras.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.