Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Como gerenciar a sua startup de forma eficaz?

Cada vez mais as startups estão aparecendo no mercado e inovando a forma tradicional de fazer um empreendimento. Isso tudo graças a tecnologia, principal responsável por fazer esse tipo de negócio ser inovador e possibilitando que este crie novas oportunidades. 

Entretanto, mesmo com toda inovação do mundo, para que uma empresa possa caminhar para frente, é necessário que esta seja bem administrada. 

Dessa forma, é justamente por isso que antes de se lançarem no mercado, as startups de sucesso procuram colocar em seu time, pessoas qualificadas e muitas vezes formadas em gestão financeira startup. 

Ainda sim, é preciso ficar atento e aprender algumas estratégias para que possa administrar esse empreendimento com êxito e assim, chegar ao sucesso. 

Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre gerenciamento de startups e aprenda com dicas e estratégias para que já possa chegar com o pé direito no mercado.

Como melhorar o processo de gestão da sua startup?

O primeiro passo é sempre analisar a sua startup como um todo, em todos os setores a fim de identificar as qualidades, assim como possíveis falhas, principalmente aquelas relacionadas à administração. 

Vale lembrar que a forma como você leva a sua companhia, mesmo que a ideia e os produtos sejam geniais, uma má gestão pode levar qualquer ideia sensacional à falência. 

É justamente por isso que um dos caminhos é buscar a profissionalização através de um curso de gestão financeira, por exemplo. 

Além disso, também há alguns tópicos que podem te ajudar a realizar uma administração exemplar, como:

  • Use metodologias ágeis;
  • Foco nas equipes em squads;
  • Cultura organizacional integrada;
  • Elabore um plano de negócios;
  • Aposte na transparência;
  • Análise resultados e tenha consistência.

Ao seguir todos esses passos, é possível ter uma startup bem-sucedida logo em seu início. Com isso, veja mais sobre todos os processos que devem ser realizados. 

Quais os processos que você precisa conhecer?

Além de saber gerir uma equipe, questão que pode ser bem complexa e até exige estratégias e especializações através de um curso de gestão de pessoas ead, também é necessário se preocupar com a administração financeira e claro, com a comunicação. 

Isso porque, a comunicação de uma companhia, seja ela uma startup ou não, deve ser eficiente tanto de modo externo, para atingir o público-alvo, possíveis parceiros e até mesmo investidores, como também precisa ser eficiente internamente. 

Vale lembrar que para uma companhia atingir seu ápice, é preciso que todos estejam dando o máximo de si, principalmente os funcionários. Porém, sem o esforço e a dedicação deles, a companhia fica reduzida a nada. 

Além de tudo isso, é importante frisar a necessidade de avaliar os resultados e sempre observar os números, a fim de entender se as estratégias adotadas estão te levando a cumprir as metas. 

Dessa forma, é possível sempre recalcular a rota e traçar um plano cada vez melhor. 

Como gerenciar de forma assertiva?

Falar sobre um gerenciamento assertivo é dizer sobre companhias que se preparam de forma adequada para passar por possíveis adversidades do mercado e do mundo como um todo, e mesmo assim sobreviver de pé. 

É por isso que a gestão de pessoas em startups se faz fundamental para que a empresa possa se desenvolver de forma saudável e produtiva para alcançar o sucesso do mercado e conseguir atrair cada vez mais investimentos. 

Quais ferramentas podem te ajudar a gerenciar a startup?

Assim como já mencionado anteriormente, é possível adotar estratégias e ferramentas para conseguir desenvolver uma boa estratégia de administração para sua startup, assim como dá para buscar funcionários qualificados, como por exemplo, com uma tecnologia e gestão financeira ead.

Portanto, confira a seguir algumas dessas ferramentas.

1. Trello

A primeira ferramenta consiste em um app de organização, onde é possível criar e compartilhar tarefas através de quadros, em que dá para colocar as mais diversas informações. Esse serviço é gratuito e para utilizá-lo, basta criar uma conta. 

2. Asana

Uma outra ferramenta que tem como objetivo exibir informações e dados estatísticos sobre sua startup, que pode ser especialmente útil em situações em que é preciso analisar resultados de desempenho.

O maior diferencial dessa ferramenta é a sua interface baseada em um cronograma que, basicamente, faz a interação sobre cada atividade a ser realizada em função do tempo.

Assim, permite uma navegação entre os dias do projeto e uma visualização mais objetiva sobre as responsabilidades de cada envolvido.

3. Google Drive

Por último, mas definitivamente não menos importante, temos um outro serviço gratuito do Google que serve para o armazenamento de dados e arquivos. 

Para um determinado espaço, esse serviço é gratuito. Entretanto, caso precise de mais, é necessário pagar uma pequena taxa. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.