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Dicas Bruna Farias

Sucesso no e-commerce de moda: Saiba como captar e fidelizar clientes

Comprar roupas sem antes experimentá-las era um conceito pouco apreciado pelo público, a tecnologia e a popularização do mercado digital esse cenário mudou. Tendo o comportamento dos consumidores alterado, fidelizar em seu e-commerce passou a ser prioridade.

Isso porque, com as barreiras geográficas e físicas deixando de ser uma limitação, e com consumidores tendo um acesso cada vez maior a um varejo de moda com preços baixos, as empresas precisam se adaptar para manter os clientes interessados no seu serviço.

Assim, a gestão de startups e empreendedorismo digital de moda está cada vez mais focada na construção de boas estratégias de captação e fidelização, de forma a atrair visibilidade e competitividade às marcas e para estabilizar as empresas no mercado.

Por isso, se você também deseja obter sucesso com o seu e-commerce de moda, utilizando ações gerenciais que promovam o aprimoramento da prospecção de clientes, continue essa leitura!

Maiores desafios da gestão empresarial de moda

De acordo com o estudo “O futuro do e-commerce de moda”, realizado pelo Dafiti Group e pela WGSN Mindset, desde 2013 o comércio de Artigos de Moda e Acessórios é o mais popular entre os consumidores.

Sendo essas, as categorias mais buscadas nas compras online nacionais.

No entanto, o setor de moda continua sendo o que mais cresce no mercado eletrônico brasileiro, ficando entre os que possuem o maior número de vendas de itens por pessoa em toda a indústria nacional.

Isso é o que indicou um relatório realizado pela Melhor Envio, durante a pandemia do coronavírus.

Esse cenário positivo, ao mesmo tempo em que demonstra que o e-commerce de moda ainda tem espaço para ser explorado, também apresenta dificuldades (que podem ser estudadas na gestão comercial ead melhores faculdades) para o sucesso dos negócios da área.

Parte dessa dificuldade surge justamente devido ao crescimento da competitividade no segmento.

Além disso, a gestão dessas empresas também precisa lidar com outros desafios relacionados com a:

  • Adaptação do atendimento tradicional para o online;
  • Logística de entrega de mercadoria para todo o país;
  • Mudança no padrão de comportamento dos clientes;
  • Construção de uma experiência de compra mais satisfatória;
  • Criação de uma presença digital mais relevante;
  • Oferecimento de diversos canais de atendimento, entre outros.

Em conjunto com todos esses fatores, também é preciso focar nas adversidades encontradas no processo de captação de clientes à distância e na criação de estratégias que viabilizem a fidelização desses consumidores. 

Todas essas características exigem bastante preparo, investimentos e capacitação dos funcionários, por isso a realização de uma faculdade gestao financeira a distancia pode ser essencial para ajudar no direcionamento do orçamento da melhor forma possível.

Importância da gestão para a captação e fidelização de clientes

Se você deseja manter o seu negócio sendo rentável e lucrativo, a realização de uma boa gestão é fundamental.

Afinal de contas, é com o auxílio das estratégias aprendidas no curso gestão de startups que as empresas serão capazes de aumentar suas chances de atrair, fidelizar e de retomar o relacionamento com antigos consumidores.

No segmento de moda, especialmente no contexto do mercado digital, investir no gerenciamento de clientes ganha uma importância ainda maior.

Isso porque, com cada vez mais negócios oferecendo produtos ou serviços similares, fazer com que o público tenha preferência pela sua marca pode ser determinante para o sucesso do negócio.

Com o auxílio de uma gestão de clientes bem estruturada, a marca é capaz de construir um relacionamento mais próximo e pessoal com os compradores.

Demonstrando que, além de oferecer produtos e mercadorias, a empresa também se preocupa com a satisfação e com as necessidades das pessoas que confiam na marca.

Assim, o investimento em um curso de faculdade de vendas permite com que os empresários do setor de moda sejam capazes de aprender técnicas de gestão de clientes que são essenciais para a:

  • Prevenção de crises;
  • Viabilização de um atendimento qualificado;
  • Agilização dos processos;
  • Compreensão das necessidades e exigências do público-alvo do setor;
  • Otimização das vendas por upsell e cross-sell, entre outras.

Todos esses benefícios são extremamente relevantes durante o processo de alcance de novos compradores, na fidelização dos clientes e na recuperação de um público antigo.

Estratégias de gestão essenciais para a prospecção

Ao contrário do que muitos acreditam, a gestão de clientes e a prospecção não se inicia somente durante o processo de venda.

Na realidade, esta é uma ação administrativa que deve ser estabelecida muito antes do primeiro contato do cliente com a empresa e que deve se manter, inclusive, no pós-venda.

Por isso, se você deseja aperfeiçoar o desenvolvimento do seu negócio por meio da descoberta de novas formas de captar e fidelizar o seu público, atente-se às seguintes estratégias:

  1. Planejamento estratégico

A definição dos objetivos e metas de uma empresa é responsável por ajudar os empresários a conduzirem a marca na direção almejada, para mais próximo do sucesso. 

Neste cenário, o planejamento estratégico tem um papel muito importante e por isso ganha tanta ênfase na faculdade de gestão de recursos humanos ead.

Afinal, durante esse curso os alunos são capazes de aprender a realizar um bom planejamento de prospecção ativa, fazendo com que os empresários sejam capazes de realizar um diagnóstico aprofundado sobre a empresa, mercado de atuação e clientes.

Essa análise envolve a definição do perfil do cliente ideal, a criação de metas comerciais e o estabelecimento das melhores estratégias a serem adotadas para facilitar o alcance desse público e desses objetivos, entre outros.

A partir desse documento, os gestores poderão definir o processo de prospecção, mapeando a jornada de compra dos consumidores, estruturando o funil de vendas, compreendendo as necessidades do mercado e identificando ações para garantir a fidelização do público-alvo.

  1. Definição de indicadores de performance

Em seguida à criação do planejamento, a segunda tarefa mais importante para uma prospecção efetiva é, assim como costuma ser aprendido no melhor curso de gestão financeira, encontrar formas de mensurar os resultados obtidos pelas estratégias adotadas.

Desta forma será possível acompanhar o progresso de cada atividade, o que facilitará a identificação da necessidade de novos investimentos, o reconhecimento de estratégias que não estão obtendo o resultado almejado e supervisão do desempenho da empresa.

Para que isso seja possível, a definição de KPIs – também conhecidos como Indicadores-chave de Performance – é uma das ferramentas de gestão mais utilizadas, especialmente nos negócios digitais.

  1. Análise Swot

A matriz SWOT é um recurso bastante explorado pela gestão empresarial durante toda a construção do planejamento estratégico, como forma de otimizar as ações internas e impulsionar o crescimento do negócio.

Isso porque, através desta análise as lideranças são capazes de identificar as forças (Strengths), as fraquezas (Weaknesses), as oportunidades (Opportunities) e as ameaças (Threats) da empresa.

Assim, é possível que os empresários enxerguem o negócio da mesma forma como os clientes e o mercado.

Portanto, essa estratégia é uma ótima aliada para o encontro das características da marca que mais podem ser exploradas, bem como, para auxiliar no afastamento dos principais riscos e ameaças, aprimorando as oportunidades de sucesso na captação de clientes e no desenvolvimento da instituição como um todo.

  1. Matriz BCG

Outra forma de conseguir atrair mais compradores e de manter a atenção dos atuais clientes é por meio da adoção de estratégias gerenciais como a matriz BCG.

Essa estratégia, por sua vez, diz respeito a uma metodologia que analisa o desempenho dos produtos e serviços disponibilizados pela marca, como forma de compreender como eles têm sido recebidos pelo público geral.

Sabendo quais são os produtos-estrela (com maior potencial de rentabilidade), as vacas leiteiras (produtos lucrativos), os “pontos de interrogação” (alto potencial de crescimento, mas o retorno incerto) e os mascotes (produtos no ápice da lucratividade), fica mais fácil compreender as preferências do público ou quando chegou o momento de descontinuação.

  1. Ciclo PDCA

Por fim, uma das principais estratégias aprendidas na faculdade de gestão de pessoas o que faz e que é primordial para a efetividade do planejamento estratégico e administrativo, de qualquer instituição comercial, é o Ciclo PDCA.

Esta técnica, que pode ser traduzida como Planejar-Fazer-Checar-Agir, permite que as empresas estudem os processos internos e as ações investidas e façam melhorias conforme os resultados vão sendo avaliados.

No caso da captação e fidelização de clientes, o ciclo ajuda a perceber quais são os canais de comunicação mais eficientes para a construção do relacionamento com o público, quando há problemas na estratégia que podem comprometer os resultados e quando é necessário implantar novos projetos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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