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SPFW: tudo o que rolou na semana de moda em edição digital
Confira as tendências que foram apontadas no maior evento da moda brasileira — pela segunda vez, 100% digital.
Entre os dias 23 e 27 de junho, as fashionistas puderam acompanhar, pela segunda vez consecutiva, o São Paulo Fashion Week em formato digital. O acontecimento está em sua 51ª edição e contou com a participação de 43 marcas. Entre elas, nomes novos e outros já veteranos no universo fashion. Durante os desfiles, os espectadores puderam acompanhar o lançamento de trajes incríveis, como calças femininas de diferentes modelagens, vestidos repletos de texturas e os mais diversos acessórios.
Toda a programação foi transmitida através de plataformas digitais e, inclusive, trouxe ao público uma temática totalmente voltada para a democratização e a inclusão. Aliás, graças ao SPFW, também conseguimos observar diversas tendências que prometem se destacar nas próximas temporadas, garantindo mais estilo e atualidade ao look de quem adora montar visuais sofisticados e em sintonia com os movimentos da atualidade.
Curiosa para saber o que rolou? Neste post, mostramos os detalhes das passarelas mais badaladas do Brasil. Não perca!
Projeto Sankofa
Uma das principais novidades da 51ª edição do SPFW foi a presença do Projeto Sankofa. Basicamente, este coletivo de estilistas negros oferece apoio para que as marcas mais novas consigam expandir os seus trabalhos e modo orgânico e responsável.
A ideia é oferecer suporte psicológico, contadores e advogados a esses nomes que estão investindo no mercado nacional. Fora isso, cada marca terá ao seu lado algumas empresas “madrinhas”, consagradas no setor e que já participam do line-up do evento.
Entre as agraciadas da vez, estão Silvério, Ateliê de Mãe, Ta Estudios, Meninos Rei, Naya Violeta, Santa Resistência, Az Marias e Mile Lab. Já a respeito dos veteranos que irão auxiliar ao longo do projeto, destacamos: A. Niemeyer, ALUF, Another Place, Flavia Aranha, Gloria Coelho, Isabela Capeto, João Pimenta, Lilly Sarti, Neriage, Ronaldo Fraga, Walério Araújo e muito mais. Bacana, né?
As cores que se destacam
Quando falamos sobre moda, claramente, as cores apresentam um papel fundamental. Assim, o SPFW N51 também trouxe a proposta de uma paleta de cores diferenciada e que, ao que tudo indica, estará firme e forte nos looks desta estação. Esse é o caso dos tons terrosos.
No catwalk, inúmeras marcas desfilaram peças que carregam essa tendência, com tonalidades que transitam entre o branco, o bege, o marrom e o terracota. Já para garantir uma pitada extra de cor, algumas produções ainda apresentaram detalhes em vermelho e amarelo. O verde, por sua vez, apareceu em nuances mais discretas e fechadas, como é o caso da versão também conhecida como “militar”.
Tecnologia em alta
Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico. E, obviamente, a moda nacional também sofre esse tipo de influência. Para se manter atualizada e obter resultados mais atrativos, algumas marcas apostaram em recursos contemporâneos para ampliar a experiência ao longo dos desfiles.
Uma delas foi Weider Silveiro. Em seu line-up, as modelos utilizaram smartphones compostos por uma ring light. Assim, ao fim do evento elas puderam fazer várias selfies para registrar o momento. Apesar de parecer sutil, esse detalhe foi excelente para fazer com que o público, que acompanhava os acontecimentos pelas redes sociais, estivesse ainda mais próximo dessa performance.
Texturas de sobra
Não é de hoje que os tecidos repletos de textura se destacam na moda nacional. Agora, porém, parece que elementos como o crochê e o tricô estarão ainda mais em evidência, além de outras técnicas artesanais, como o charmoso patchwork.
No SPFW N51, o público pode conferir marcas que apostaram em peso nessa ideia. Ronaldo Fraga e ALUF estão entre elas. Em seus desfiles, variadas vestimentas foram vistas carregando essa proposta, sendo elas jaquetas, calças e vestidos alongados.
Também é importante destacar que outros nomes renomados investiram na produção sustentável. Lilly Sarti, por exemplo, utilizou em sua coleção matérias-primas 100% naturais ou consideradas “verdes”. Isso quer dizer, ecologicamente responsáveis. Peças customizadas, mix de fibras naturais e tecidos confeccionados a partir de garrafas PET estão nessa lista.
Sem dúvida, o São Paulo Fashion Week, ainda que digital, continua ditando as principais tendências da estação. Você só precisa escolher aquela com que mais se identifica e arrasar por aí!