Sem categoria Gustavo
5 dicas eficientes para reduzir custos operacionais no transporte
Desde o fim da pandemia da covid-19, os custos no Brasil aumentaram exponencialmente, sobretudo na área de logística. Um exemplo claro é o frete rodoviário, que registrou aumento de 56% apenas em 2023, de acordo com dados da CNT.
No entanto, os custos logísticos de uma empresa vão muito além do frete. Gastos como combustível, manutenção dos caminhões, impostos, multas de trânsito e serviço de monitoramento de veículos são essenciais para uma empresa de logística. E todos eles representam uma parcela substancial dos gastos do setor, que já atinge 12,7% do PIB segundo a CTN.
Caso você tenha uma empresa de logística e deseja reduzir os custos com transporte, fique de olho nas cinco dicas que temos para te apresentar hoje:
- Registre todos os custos;
- Negocie com fornecedores;
- Planeje rotas com antecedência;
- Promova a capacitação dos motoristas;
- Use a tecnologia a seu favor.
Registre todos os custos
Como vimos no início do texto, os gastos logísticos abrangem uma série de despesas importantes para a sua empresa. Por isso, a primeira coisa que sua companhia precisa ter em mãos é um orçamento detalhado de quais são os gastos exatos da operação e quais os valores.
Afinal, se você não tem esses gastos registrados, fica bem mais difícil tomar decisões mais precisas. Por isso, reúna todos os registros de custos relacionados a todos os processos do transporte de cargas e mercadorias — manutenção da frota, pneus, consumo de combustível, etc.
Assim, possuir o acesso e o controle do histórico de dados e informações coletadas auxilia na criação dos planos de ação. Caso você não tenha, execute este passo imediatamente. Você pode utilizar uma simples planilha ou então contratar um sistema de gestão de orçamento — dependendo do porte da empresa.
Negocie com fornecedores
Está com todo seu registro de custos em mãos? Ótimo, então chegou a hora avaliar os gastos e buscar reduções. Muitos dos custos logísticos são fixos, mas alguns deles (como o gasto com combustível) podem ser flexibilizados.
A melhor forma de iniciar esta negociação é falando com seus principais fornecedores, incluindo distribuidoras de combustível, motoristas e outros. Ofereça benefícios adicionais de escala e compras em maiores quantidades, para que assim você tenha acesso a descontos em produtos essenciais.
Se você conseguir reduzir os gastos de maior peso nos seus custos logísticos, isso pode abrir margem para sua empresa ser mais eficiente em termos de preços ao cliente final.
Planeje rotas com antecedência
O gerenciamento das rotas inclui utilizar tecnologias como GPS para programar com antecedência o trajeto feito pelos veículos. Ao fazer isso, o programa também consegue auxiliar a empresa a otimizar quanto combustível será necessário para concluir a viagem, bem como a escolha dos trechos mais rápidos.
Esse planejamento inclui não apenas o traçado das rotas, como também o planejamento de paradas para descanso do motorista. Dessa forma, é possível minimizar gastos com aquisições desnecessárias e contribuir para uma entrega segura.
Capacitação dos motoristas
Naturalmente, a otimização de rotas não deve seguir um planejamento gravado em pedra, visto que alterações podem ser necessárias. Por isso que além do investimento em tecnologia, sua empresa também precisa capacitar o lado humano, ou seja, seus motoristas.
Mais do que seguir algo estabelecido, o motorista também precisa ter capacidade de adaptar sua viagem. E isso deve ser feito com o objetivo de trazer mais eficiência através de adaptações efetuadas no trajeto durante a viagem já em curso.
Isso não significa improvisar, mas, sim, utilizar a capacidade adaptativa do ser humano como uma forma de reduzir custos na gestão de frota. Afinal, um motorista capacitado e bem preparado é capaz de evitar erros que podem resultar em multas e, inclusive, em acidentes severos e graves.
Faça cursos de reciclagem com seus motoristas, oriente-os a conhecer e entender as mudanças tecnológicas em termos de geolocalização e faça-os utilizarem esses avanços para aumentar sua produtividade.
Use a tecnologia a seu favor
Por fim, a tecnologia tem papel fundamental na otimização do transporte e você pode adotá-la dentro da empresa. O maior exemplo é a adoção de sistemas de gerenciamento de frota baseados em dados, que permitem a criação de padrões de tráfego e consumo de combustível de cada veículo ou rota.
Além disso, os já citados sistemas de monitoramento de frota têm papel crucial, pois assim sua empresa pode verificar quais motoristas estão cumprindo as rotas estabelecidas. Eles também permitem fazer avaliação periódica dessas rotas e verificar mudanças feitas pelos motoristas que podem ajudar na eficiência das entregas.
Em suma, adotar a tecnologia a seu favor permite que a sua empresa tome decisões baseadas em dados para melhorar a eficiência e reduzir custos.
Seja o primeiro a comentar!