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Dicas Bruna Farias

4 maneiras de expandir seu negócio online

O mundo online é uma ferramenta essencial na atualidade, considerando os impactos da internet no comportamento do consumidor e no processo de decisão de compra destes.

Rompendo com os padrões que restringem a atuação organizacional na modalidade física, o ambiente virtual corrobora com diferentes aspectos, tornando dinâmica o contato com clientes e todas as etapas necessárias da jornada de compra.

Cabe enfatizar que os negócios online contemplam desde marcas pequenas e grandes e também prestadores de serviços como uma empresa que realiza a audiometria tonal

Em outras palavras, isso significa que a internet é uma ferramenta amplamente adaptável seguindo em conformidade com as necessidades gerais e específicas das empresas que almejam a virada de chave.

Entre os múltiplos benefícios gerados com o uso do recurso em pauta, podem ser destacados alguns, como:

  • Potencialização do alcance;
  • Diminuição de custos fixos;
  • Possibilidade de crescimento;
  • Baixo investimento.

Essas são algumas das vantagens levantadas pelos empresários e equipes que atuam nas organizações que desenvolvem ações de marketing e vendas na internet.

Para o corpo gestor de uma fábrica fornecedora de componente hidráulico, a consolidação do negócio online contribuiu para a diversificação de mercados de maneira simplificada, contando com um plano de ação estratégico.

Dados todos as vantagens e benefícios, focar no desenvolvimento e construção organizacional dentro da internet é fundamental, indo ao encontro das tendências de mercado.

Afinal, o que é o marketing digital?

Entende-se por marketing o conjunto de ações tomadas por uma empresa ou marca com a finalidade de atrair a atenção de clientes e do público em geral, fomentando o interesse de compra bem como a decisão de fechamento.

Partindo desse pressuposto, o marketing digital é a competência que delega atividades de atração e retenção no ambiente virtual.

Nos últimos anos, a aceleração tecnológica tornou-se uma pauta importante entre os principais agentes do mercado, ou seja, organizações no geral, marcas, consumidores, profissionais e proprietários.

Também chamados por stakeholders, os principais agentes fizeram um apelo para que as oportunidades de acesso à informação e recursos fossem democratizadas, abrangendo multinacionais e pequenos negócios locais que oferecem instalação de cerca de proteção.

Na prática, o marketing digital é uma área capaz de adequar-se com as exigências de cada empresa e com seu público-alvo. Inclusive, é essa adaptação que permite o crescimento assertivo dos negócios.

É importante frisar que a modalidade está em pleno desenvolvimento e por isso requer muita análise e pesquisa para que as ações sejam efetivamente dotadas de estratégia e assertividade.

Como o marketing digital pode ajudar seu negócio?

Ao observar a dinâmica das empresas no geral, pode-se notar que as preocupações possuem esferas distintas, principalmente, se a organização funciona inteiramente no modelo presencial. 

São comuns as preocupações relacionadas aos custos fixos para manter um estabelecimento funcionando fisicamente, como os gastos com aluguel, contas de água e luz e ainda a folha de pagamento dos colaboradores.

Em adição, no Brasil, conforme dados obtidos junto aos órgãos reguladores, parte majoritária das empresas se encaixa na categoria de PMEs (pequenas e médias empresas). 

As PMEs são organizações familiares e sem investimento de capital externo, deixando a responsabilidade pela gestão financeira e controle de gastos inteiramente com o sócio e diretoria.

Uma loja local fornecedora de produtos para o lar, como bomba e filtro para piscina, abarca sobre a importância do marketing digital no processo de encontro de novos clientes e na abertura de mercados.

Aliás, por não ter restrições no que tange à localização, o marketing digital permite que os negócios maximizem seu alcance. 

Ou seja, quanto mais pessoas forem alcançadas, maiores serão as oportunidades de fechamento.

Com o intuito de corroborar para o crescimento, são necessárias técnicas e mecanismos que possibilitam o alcance assertivo. 

Complementando a fala de especialistas, cabe destacar que apesar de contribuírem para a assertividade, as técnicas não são milagrosas, mas sim um recurso que auxilia o fluxo de trabalho.

Por isso, o marketing digital é a ferramenta que viabiliza o aumento das taxas de conversão de impressora UV, não dispensando a análise de questões exógenas às empresas como as oscilações de mercado e a concorrência.

Saiba como alavancar seu negócio com o marketing digital

A internet possibilita a conexão entre indivíduos independente da distância e por esse motivo se tornou a ferramenta de apoio nos processos empresariais em diferentes pontos, incluindo na comunicação interna.

Contextualizando com a esfera comercial, é possível ressaltar que desde os primórdios a comunicação é a competência essencial para o bom andamento dos negócios.

Além disso, as negociações são a manifestação do interesse de alinhar expectativas entre duas ou mais partes que estejam envolvidas e é com o apoio de comunicação que as partes conseguem estabelecer e demonstrar seus interesses.

Com o respaldo da comunicação, as empresas podem identificar o potencial interesse de fechamento no serviço de laudo PGR. No ambiente virtual, focar na comunicação é indispensável, pois é isso que permite a assertividade.

Considerando os desafios enfrentados pelas pequenas e médias empresas, pode-se notar que as variações macroeconômicas refletem diretamente no andamento dos negócios, pois impactam no poder de compra das pessoas.

Também deve ser considerados os reflexos do livre-comércio, que tornam a ampla concorrência um obstáculo a ser enfrentado.

Apesar do cenário parecer dificultoso de primeiro momento, de acordo com o proprietário de uma autoescola que oferece soluções diversas, inclusive para CNH cassada, esta é a trilha de pedras a ser percorrida na jornada dos negócios.

Neste sentido, as organizações precisam focar no desenvolvimento de um plano de ação estratégico para regular o dinamismo das negociações propriamente ditas e as etapas que possibilitam seu acontecimento.

Visando agregar com a democratização no acesso à informação, os especialistas reúnem ainda dicas para que sejam implementadas estratégias de crescimento de negócios no ambiente digital.

  • Conheça suas soluções

O primeiro ponto a ser trabalhado pelas empresas é o entendimento profundo das características gerais e específicas do negócio. 

Alguns questionamentos sobre a eficácia e funcionalidade proposta aos consumidores precisam ser feitos, pois isso facilita a rotina das equipes durante o processo de abordagem e convencimento de clientes em potencial.

É necessária a identificação do problema resolvido pelo produto ou serviço, isto é, entender o porquê as pessoas deveriam optar pelo fechamento com a empresa e não com uma marca concorrente ou complementar.

Principalmente na internet, onde o acesso é ilimitado, devem ser levantadas as vantagens competitivas e comparativas de uma empresa em função de seus concorrentes. Após o levantamento destas, é momento de agregar valor.

  • Saiba das dores de seus clientes

Toda ação ou interesse de compra surge atrelada a alguma dor ou necessidade em específico. De acordo com os especialistas, estímulos externos podem impactar nesse sentido, como o marketing indireto.

O marketing indireto é uma outra linha de atuação que pode ser aplicada tanto no ambiente virtual quanto no escopo tradicional, mas que consiste no uso de gatilhos mentais para fomentar o desejo dos consumidores.

Todavia, para a utilização de gatilhos mentais nas técnicas do marketing digital é essencial focar na necessidade do cliente. Esse foco inclusive é visto como algo positivo, pois ajuda no aprimoramento da jornada do cliente.

Porquanto, questionamentos acerca das dores dos clientes devem ser feitos e identificados. Uma dica adicional é estar atento para os relatos e dificuldades no momento de abordagem ou contato inicial com os clientes.

  • Defina a persona

Entende-se pelo termo em inglês, persona, o conceito em português que corresponde ao perfil de cliente ideal para um produto ou serviço em específico, como o pergolado de madeira roliça.

Isso significa que cada negócio, independente se seu porte ou nicho de atuação possui um grupo de pessoas com suas particularidades e que condizem com as expectativas de clientes que efetivamente compram um produto.

A segmentação é uma ação indispensável para alavancar as taxas de conversão de forma dinâmica e em menor tempo, pois somente assim as ações tomadas pelo time de marketing e comercial são assertivas, gerando em fechamentos.

  • Invista na criação de conteúdos

Sabendo de aspectos como a alta concorrência no ambiente virtual, as marcas precisam dispor de mecanismos adicionais para atrair e reter a atenção de clientes em potencial ou mesmo de consumidores já fidelizados em carteira.

Concomitantemente a isso, deve ser considerada a relevância de plataformas como as redes sociais no que tange ao comportamento do público. Se antes as redes sociais eram utilizadas somente para interações, atualmente são usadas para fins comerciais.

Sendo assim, as empresas devem se ajustar às tendências e estar presente nas redes sociais, como o Instagram, por exemplo, que permite conteúdos escritos e no formato de vídeos.

Como complemento, é válido ainda investir nas técnicas de otimização dos mecanismos de busca, estratégia que está dentro do marketing de conteúdo. 

Considerações finais

Nos últimos anos a internet conquistou papel importante no contexto corporativo, auxiliando as empresas nos procedimentos internos e ainda agregando no fluxo de trabalho dos times comerciais e de marketing.

Por fim, contar com o marketing digital é essencial para alavancar as taxas de conversão e diversificar mercados, sendo crucial para isso, a adoção de um plano estratégico empresarial certeiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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