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Guest Post Camila Fiori

11 dicas para melhorar o ambiente de trabalho do seu escritório

As empresas que cuidam do ambiente de trabalho têm um impacto muito positivo na produtividade.

Ter um bom ambiente de escritório faz com que nos sintamos melhor no escritório e nos dá uma sensação muito positiva sobre o trabalho. Porém, nem todas as empresas promovem esse tipo de ambiente de trabalho.

Hoje abordamos alguns motivos para nunca perder de vista, já que para promover o desempenho, os trabalhadores devem estar motivados e felizes.

Um artigo no qual revisaremos desde o que é o ambiente de trabalho até sua importância na empresa, como afeta a produtividade e que papel as pesquisas assumem nas empresas; entre muitas outras questões.

 

Qual é o ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é o ambiente que se respira no ambiente no qual os trabalhadores realizam suas diferentes tarefas. Um conceito que é condicionado por fatores inerentes à percepção e características dos colaboradores, mas também pelas ações da empresa.

O termo também se refere ao estado de espírito dos membros de uma organização e como isso influencia os resultados do negócio.

 

A importância do ambiente de trabalho

Um bom ambiente de trabalho melhora a produtividade dos funcionários, e um ambiente ruim, o oposto. Na verdade, isso gera conflitos e que os objetivos não são alcançados.

Um bom ambiente de trabalho gera nos colaboradores um sentimento de pertencimento à empresa: quando as pessoas sentem que seu trabalho serve mais do que para gerar dinheiro para a empresa, seu comprometimento aumenta.

Esta é uma questão cada vez mais importante para os candidatos e está ligada a outro conceito: o do salário emocional.

Se não cuidarmos do ambiente de trabalho de nossa organização, estaremos nos expondo a um potencial dreno de talentos.

Qualquer departamento de Recursos Humanos comprometido com sua empresa zelará tanto quanto possível pelo ambiente de trabalho de sua organização e proporcionará a seus colaboradores as melhores ferramentas de comunicação e um clima positivo.

 

Variáveis ​​que influenciam o ambiente de trabalho de uma empresa

Mas, quais variáveis ​​influenciam o ambiente de trabalho de uma empresa? A gama é ampla. Na verdade, esses mesmos problemas podem afetar diferentes funcionários em maior ou menor grau, dependendo de suas características pessoais.

Especificamente, podemos distinguir entre as variáveis ​​que dizem respeito às características individuais do indivíduo, as que têm a ver com as características do trabalho e as que dizem respeito à própria situação laboral.

Em relação às características individuais, estamos falando daqueles traços de personalidade, interesses, necessidades e atitudes de cada funcionário. São eles que irão determinar amplamente sua visão e contribuição para o ambiente de trabalho.

As características do trabalho são aqueles elementos relacionados ao exercício da atividade profissional. E se atenderem às expectativas do trabalhador. As características da situação de trabalho são as ações da empresa destinadas a gerar um determinado ambiente de trabalho.

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Fatores que afetam o ambiente de trabalho

Posto isto, vale a pena comentar alguns casos e fatores específicos que afetam diretamente o ambiente de trabalho e a percepção dos colaboradores – e como se sentem – no seu cargo:

 

O ambiente físico influencia o ambiente de trabalho

O tamanho da empresa, segurança, saúde das instalações, iluminação das instalações, condições meteorológicas, localização geográfica – seja em um local acessível por transporte público ou apenas de carro -, etc., são questões muito importantes que afetam o trabalho climático. Até a decoração.

 

As relações interpessoais afetam o ambiente de trabalho

O relacionamento interpessoal do colaborador com o restante da empresa é outro aspecto que influencia o ambiente de trabalho. Mas não só essas relações o fazem, mas também aquelas que o próprio indivíduo mantém com seu ambiente.

Ou seja, é provável que se, por exemplo, seu casamento está passando por uma crise, você vá trabalhar mais triste e menos motivado. Para evitar este tipo de problemas, será importante sentarmo-nos com ele quando os detectarmos, para os resolvermos o mais rapidamente possível e oferecermos-lhe ajuda dentro das nossas possibilidades.

Quanto à relação do colaborador com o seu gestor, é importante que ele não se sinta controlado, mas apoiado, apoiado tanto tecnicamente como dentro da organização. Isso é essencial para dar a você a liberdade de ter novas ideias e assim por diante. O estilo de liderança da empresa em geral também é vital.

Algo semelhante acontece com os relacionamentos com outros colegas. A equipe é um todo e seus relacionamentos têm que ser positivos. No entanto, podem surgir suspeitas. Justamente por isso, é trabalho dos Recursos Humanos, durante o processo seletivo, escolher uma pessoa que não só se adapte às exigências do cargo, mas que seja compatível com as demais pessoas do departamento a ser integrado.

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Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

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