Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Sem categoria Gustavo

1 milhão de vistos para brasileiros foram emitidos nos EUA

Em 2023, foram emitidos mais de 1 milhão de vistos para a entrada de brasileiros nos EUA, segundo a embaixada norte-americana no Brasil. Se você está se preparando para fazer a sua viagem para os EUA, é importante ficar ligado para conseguir o seu visto e estar regularizado para poder curtir a sua viagem. 

De acordo com o comunicado da embaixada, o recorde de vistos para brasileiros se deve aos “esforços coordenados” de Washington para reduzir o tempo de espera para entrevistas de visto e simplificar o processo. 

Cerca de 94,4% dos vistos emitidos para brasileiros em 2023 são vistos da modalidade B1 e B2, documentos emitidos para turismo e negócios no país. Esses tipos de vistos são opções para quem vai viajar a negócios ou deseja explorar os pontos turísticos dos EUA e permitem estadia de até 3 meses no país. 

“Estamos entusiasmados em testemunhar um aumento tão substancial nas emissões de vistos. Esta conquista destaca não apenas os laços fortes entre nossas duas nações, mas também demonstra o crescente interesse dos brasileiros em explorar oportunidades de turismo e educação nos EUA”, afirma Scott Riedmann, ministro conselheiro interino para Assuntos Consulares da Embaixada e Consulados dos EUA. 

A nota oficial da embaixada também ressalta que o recorde pode ser obtido pelo aumento no número de funcionários do consulado, o que possibilitou novos agendamentos e a priorização para vistos de estudos e renovação de vistos para brasileiros que já estão no país. 

O recorde na emissão de vistos para brasileiros colocou o Brasil no top 3 em vistos concedidos para os EUA em 2023. O país ficou atrás apenas de México (2,5 milhões) e Índia (1,4 milhão). 

Paulistas e cariocas lideram lista de pedidos de visto 

No total, foram emitidos 1,125 milhão de vistos para brasileiros em 2023. O número supera o recorde obtido no ano anterior (815,8 mil vistos). E se nessa conta for considerado o número de vistos de brasileiros que já moram fora do Brasil, o número de vistos emitidos foi de 1,158 milhão. 

Os dados apontam que moradores de São Paulo e Rio de Janeiro são os mais interessados no visto, com 517 mil e 230 mil solicitações, respectivamente. 

Além de São Paulo e Rio, moradores de Brasília (173 mil), Porto Alegre (118 mil) e Recife (87 mil) se destacam no número de solicitações de vistos para os EUA. Segundo um levantamento do MRE (Ministério das Relações Exteriores) e do Itamaraty, cerca de 1,9 milhão de brasileiros que moram fora do país residem nos EUA. Nova York é a cidade mais escolhida e conta atualmente com mais de 400 mil cidadãos brasileiros. 

O número de brasileiros morando nos EUA representa praticamente metade dos 4 milhões de brasileiros que moram no país, segundo dados do Itamaraty. Além dos Estados Unidos, países como Portugal, com 360 mil, Paraguai, com 254 mil, Reino Unido, com 220 mil, e Japão, com 207 mil, possuem grandes colônias brasileiras. 

Projeto pode acelerar obtenção de Green Card 

Um projeto de lei (PL) está em análise no Comitê Judiciário da Câmara e pode beneficiar os solicitantes do green card. O PL HR6542 elimina limites impostos pelo governo americano para a concessão de vistos permanentes para empregos no país. 

Se o projeto for aprovado, o número de pedidos para residência permanente no país por meio de um familiar deve aumentar bastante. A aprovação permitiria que imigrantes com visto provisório possam solicitar o green card e obtê-lo com muito mais rapidez.

Com o mercado bastante aquecido e abertura para contratação de mão de obra estrangeira, a tendência é de que o recorde seja novamente superado em 2024 com a chegada de um número ainda maior de brasileiros que buscam se estabelecer nos EUA nos próximos anos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.